O que acontece se desligar o carro com ele em movimento?

Confira quais são os riscos que essa atitude pode trazer.

Por conta da tecnologia, carros são constantemente atualizados, cada vez com mais recursos e funcionalidades. É por isso que, ao comparar um modelo mais antigo com um mais novo, você notará diversas mudanças.

Uma dessas novas mudanças é o botão start/stop, presente em carros atuais. Ele serve para dar partida no motor sem que se precise de uma chave. Porém, com esse novo recurso, muitas pessoas começaram a se perguntar o que acontece ao desligar o carro em movimento. Então, neste artigo, resolvemos trazer a resposta para essa pergunta.

O que realmente acontece quando isso é feito?

Primeiramente, o motor e o freio irão parar e o pedal do freio ficará duro, e o motorista terá que se esforçar muito para parar o veículo. Assim, essa pode ser uma atitude muito perigosa, pois a trava na direção pode imobilizar o volante ou torná-lo mais duro (a direção hidráulica ou elétrica é desligada!) e fazer com que o motorista perca o controle direcional do carro, aumentando o risco de acidentes.

Outro ponto de atenção é que equipamentos essenciais como os faróis podem parar de funcionar, o que torna essa ação ainda mais imprudente.

LEIA MAIS:

E ao desligar um carro em movimento em carros com o sistema start/stop?

Em carros mais atuais, com o sistema start/stop, o perigo é o mesmo. O volante pode travar em uma única direção ou apenas tornar a direção mais pesada, o freio ficará mais duro e o motorista pode perder facilmente o controle do automóvel.

Porém, para fazer com que isso aconteça em veículos com esse recurso, é preciso apertar e segurar o botão por mais de três segundos para que o motor desligue, já que não há a possibilidade de apenas girar ou remover a chave.

Caso tenha gostado dessas informações e queira ver muitas outras, acesse o Rotas de Viagem!

Você pode gostar também