O que acontece quando se engata a ré com o carro em movimento? Veja o teste!
Veja as respostas dessas perguntas tão frequentes entre motoristas.
Uma dúvida constante entre motoristas e aqueles que estão aprendendo a dirigir é se dá para engatar a ré com o carro ainda em movimento. Mas ninguém tem coragem de descobrir a resposta dessa pergunta na prática, pois sabem que o carro é algo perigoso e que isso pode causar consequências. Por isso, trabalhadores do AutoVlog resolveram tirar essa dúvida sobre o que acontece quando se engata a ré com o carro em movimento.
Saiba mais a seguir.
O que realmente acontece?
Esse teste foi feito em forma de vídeo pelo AutoVlog em um Ford Fusion automático, que estava a aproximadamente 110 km/h. Algo muito perigoso quando se considera a velocidade em que eles estavam, que não sabiam o que poderia acontecer nem as consequências que isso causaria. Caso você queira ver o vídeo, a resposta para essa dúvida está aos 1 minuto e 40 segundos.
No vídeo, o clima de tensão entre as pessoas que estavam no carro é evidente, principalmente do motorista. Porém, assim que o motorista passou o câmbio de “Drive” para “Neutro”, todos ficaram à espera do que aconteceria, e nada aconteceu, tampouco ao passar a alavanca para “Ré”. Ou seja, o que acontece quando se engata a ré com o carro ainda em movimento é que a câmera de ré passa a funcionar, e nada além disso.
LEIA MAIS: Carro automático pode pegar no tranco? Veja erros que acabam com o veículo!
O que acontece quando se engata a ré em um carro manual em movimento?
Em carros manuais, essa não é uma tarefa impossível, basta que você esteja disposto a moer os anéis e as engrenagens da transmissão do seu carro. Ou seja, não adianta tentar e não existe justificativa para isso, pois a tentativa pode trazer problemas para o seu carro.
O que acontecerá, de fato, é que as engrenagem tentará acoplar uma das árvores enquanto ainda estiver em movimento. Isso fará com que você ouça e sinta as engrenagens arranhando. Porém, dependendo do seu carro e do câmbio que ele tenha, pode ser que haja acoplamento ao forçar a alavanca, o que fará com que as engrenagens do câmbio sejam reduzidas a limalha de aço.
Caso tenha gostado desse tipo de conteúdo, acesse o Rotas de Viagem e veja vários outros!