O que acontece quando se fica com o nome sujo? Saiba o que isso significa na prática!

Saiba realmente o que isso significa e descubra as consequências disso.

Em uma época em que não havia tecnologia, histórias contam sobre como a sociedade deixava os endividados expostos. Naquele período, os comerciantes locais se reuniam em uma praça para compartilhar os nomes dessas pessoas, deixando-as com o “nome sujo”.

No entanto, mesmo com o passar dos anos é possível escutar essa expressão por aí. Mas você sabe exatamente o que isso quer dizer?

O que significa estar com o nome sujo?

Se uma pessoa comprou algo ou usufruiu algum serviço e não realizou o devido pagamento, ela será listada pelos órgãos protetores de crédito, tendo então seu nome sujo. Serasa, SPC Brasil ou Boa Vista SCPC são os principais órgãos.

Infelizmente, muitas pessoas no Brasil são postas como inadimplentes, por não conseguirem pagar suas dívidas. No entanto, muitas delas também não sabem se de fato estão listadas como inadimplentes e com o seu CPF negativado. Por isso, é muito importante saber como fazer essa busca.

LEIA TAMBÉM: Para que serve o CPF na nota? Saiba porque você deveria usar!

Como ver se o CPF está sujo?

O consumidor normalmente recebe um comunicado da loja ou do banco antes de ter o CPF negativado, ou ser conhecido como “sujo”. Essas organizações enviam uma correspondência ao cliente avisando que, caso a dívida não seja paga em um prazo determinado, o nome dele será adicionado à lista de inadimplentes.

Assim, se você não tem certeza sobre sua situação, é possível realizar uma pesquisa para verificar se o seu CPF está negativado. Para tanto, é necessário entrar em contato com os três principais órgãos de proteção ao crédito (Boa Vista SCPC, Serasa e SPC Brasil), o que pode ser feito online. Cada uma dessas instituições tem informações sobre corporações específicas, ou seja, seu CPF pode estar bom em uma delas, mas sujo em outra.

LEIA MAIS: As melhores opções de empréstimos para negativados – Veja 3 destaques!

Quais são as consequências disso?

Todos estão cientes que é prejudicial ter o próprio nome incluído em qualquer serviço de proteção ao crédito, mas nem todos sabem o porquê. Nesse sentido, ter uma má reputação indica ao mercado que uma pessoa é uma grande “gastadora”, e ela terá dificuldades em:

  • Alcançar um crédito pessoal (empréstimo);
  • Conseguir qualquer tipo de financiamento, seja para casa, carro ou outros itens;
  • Abrir uma conta ou obter um novo cartão de crédito (para quem já possui conta-corrente, o banco pode bloquear o cheque especial e interromper a impressão de novos cheques).

Gostou de ficar por dentro desse tipo de conteúdo? Então não deixe de navegar pelo site do Rotas de Viagem e conferir mais artigos informativos e curiosos sobre diversos assuntos!

Você pode gostar também