5 itens de sua casa que provavelmente já venceram – e você nem deve ter notado!

É bom ficar atento ao prazo de validade destas coisas.

Nossa mente tende a achar que algumas coisas podem servir para sempre, ou melhor, que são eternas. Logo, esse pensamento errado faz com que guardemos objetos que deveriam estar no lixo há muito tempo.

É bom atentar-se ao prazo de validade das coisas, pois isso pode evitar alguns perigos a você, sua saúde e até sua casa. A seguir, listamos 5 itens que você não sabia que venciam (e nem mesmo em quanto tempo isso acontecia).

5 coisas que podem vencer e você nunca reparou

Baterias

As pilhas, como são chamadas popularmente, são um dos itens que possuem o prazo de validade mais negligenciado. Mesmo que não sejam utilizadas, elas ainda podem perder a carga com o passar do tempo.

Quando a validade expira, as baterias podem vazar e até mesmo explodir, caracterizando um risco de incêndio. Para saber o prazo, verifique o código de data na bateria.

LEIA MAIS: 3 itens do carro que têm prazo de validade e precisam ser verificados

Tinta

É, você pode não saber, mas as tintas também possuem um prazo de validade e não podem ficar guardadas por muito tempo. A tinta pode se separar e a aplicação torna-se uma missão impossível.

Por ser composta por materiais químicos, também pode se dissociar e gerar um odor fétido e liberar certos vapores bastante prejudiciais à saúde.

Protetor solar

De fato, você deve se atentar para o prazo de validade dos produtos que entram em contato com sua pele, especialmente porque os ativos podem se decompor. Nesse caso, diversos problemas de pele podem ser desenvolvidos. Além disso, com o tempo, o protetor pode liberar um odor estranho e bastante incômodo.

Assentos de carro

Todo pai de crianças pequenas sabe que é indispensável o uso de cadeirinhas no carro, para a segurança do bebê e para evitar multas e problemas com os guardas de trânsito. Ao que muitos não se atentam é que elas também têm um prazo até expirarem.

Os materiais, com o tempo, podem se degradar e tornar a cadeirinha quebradiça. Pensando nisso, atente-se ao prazo de validade do fabricante e aos cuidados necessários para a manutenção.

LEIA TAMBÉM: Alimentos que nunca vencem? Conheça 5 opções que vão te surpreender!

Extintor de incêndio

Os extintores de incêndio são um item de segurança e, dessa forma, precisam estar dentro do prazo para serem eficientes. Eles não duram para sempre, já que os produtos químicos, se vencerem, podem ser ineficazes contra o incêndio.

Preste atenção ao medidor e procure por um manômetro. Além disso, busque um profissional para garantir a manutenção do extintor.

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.

Você pode gostar também