Não é preta? Descubra qual a verdadeira cor da caixa-preta de um avião!

Popular por armazenar os dados após um acidente aéreo, os dispositivos conhecidos como caixa-preta, na verdade, tem outra cor. Descubra as curiosidades sobre esses dispositivos!

No campo da aviação, os dispositivos conhecidos como caixas-pretas são compostos por dois equipamentos distintos: o Cockpit Voice Recorder (CVR) e o Flight Data Recorder (FDR). Apesar do nome popular, esses dispositivos são pintados em um tom laranja brilhante e fluorescente.

O uso da expressão “caixa-preta” tornou-se obsoleto em função da cor vibrante, que ajuda na identificação caso ocorra algum acidente aéreo.

Qual a diferença entre o CVR e o FDR?

O Cockpit Voice Recorder (CVR) registra e armazena o áudio proveniente da cabine de comando da aeronave, capturando as vozes do comandante, co-piloto e de um terceiro microfone instalado no painel superior.

Já o Flight Data Recorder (FDR) registra e armazena uma quantidade impressionante de informações sobre o voo, como velocidade, altitude, condições meteorológicas, ajustes dos manetes de aceleração e outras informações essenciais para reconstruir a trajetória completa da aeronave por meio de softwares especializados.

A presença desses dois gravadores é obrigatória de acordo com as normas da Organização da Aviação Civil Internacional das Nações Unidas (ICAO) e é fundamental para a segurança aérea. A ICAO, com sede em Montreal, Quebec, no Canadá, é responsável pelo monitoramento e regulamentação do transporte aéreo, buscando garantir que ele seja realizado de forma segura e organizada.

Caixa-preta de um avião

A resistência das caixas-pretas

Esses dispositivos são praticamente indestrutíveis de acordo com as diretrizes da ICAO. As caixas-pretas devem ser instaladas em todas as aeronaves e devem ser construídas com materiais como aço inoxidável ou titânio, capazes de resistir a impactos de alta velocidade de até 3.400 Gs (o equivalente a 3.400 vezes a gravidade da Terra).

Além disso, elas devem ser capazes de suportar temperaturas extremas, resistindo a até 2.000 graus Fahrenheit por pelo menos 30 minutos.

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