Novo radar multará veículos barulhentos – e já está em fase de teste!

Confira os novos radares que já estão na fase de testes aqui no Brasil.

Com as várias inovações tecnológicas no nosso cotidiano, pesquisadores sempre tentam aprimorar aparelhos ou ferramentas já existentes, a fim de deixá-los mais completos e eficientes. Sendo assim, uma das novidades prometidas é um radar de trânsito com novas funções. Deste modo, neste artigo, vamos falar sobre as mudanças que terão no novo radar.

Na realidade, esse radar com novas funções já existe em outros países, como na França. Conforme estudiosos observaram o funcionamento e a eficiência dele, decidiram trazer essa ideia e colocá-la em prática no Brasil. Pelo fato de que muitas pessoas já aprovaram essas inovações, os novos radares já estão sendo testados. Inicialmente, eles se encontram no estado do Paraná.

LEIA MAIS: Andar devagar no trânsito dá multa? Saiba quando isso é verdade!

Assim, a Perkons, junto a Superintendência de Trânsito (Setran), é responsável por colocar a ideia e os testes em prática. Neste caso, a ideia é trazer um radar com outro objetivo além do comum, ou seja, multar veículos com velocidade acima do que a lei permite. Esse novo objetivo é detectar ruídos exagerados, no caso, os que ultrapassarem 90 decibéis, e multar os responsáveis.

Com esse aprimoramento, busca-se reduzir o excesso de ruídos no trânsito, que pode atrapalhar tanto os próprios motoristas como as pessoas que estão próximas.

Como esse novo radar funcionará?

O modo como esses novos radares vão funcionar é parecido com o dos radares habituais. Deste modo, eles coletarão os dados dos veículos por meio de imagens e vídeos, medindo o limite de velocidade e o nível do barulho no veículo.

Após coletar esses dados, será possível decidir qual será a punição para veículos que ultrapassarem os 90 decibéis. Além disso, eles utilizarão informações como a localização e o horário em que essa poluição sonora foi mais carregada, para chegar em um melhor diagnóstico.

Nessa primeira fase, esses veículos e seus motoristas ainda não levarão multas nem perderão pontos na carteira. Isso porque ainda falta haver uma homologação, que irá decidir se esses novos radares, após passarem nos testes feitos, podem gerar as mesmas penalidades dos radares antigos.

LEIA MAIS: Aprenda a parcelar multas de trânsito – inclusive com o cartão de crédito!

Sendo assim, cabe aos motoristas terem muito mais cuidado com os radares e o barulho, a fim de evitar grandes problemas tanto no trânsito, como com esses novos aparelhos.

Se você gostou desse conteúdo e quer ter acesso a outros parecidos, acesse o Rotas de Viagem!

Você pode gostar também