Turbulências devem se tornar mais fortes e frequentes, diz estudo; saiba mais!
Turbulências em viagens de avião podem aumentar em até 14% nos próximos anos.
Um estudo realizado no Reino Unido, na University of Reading, descobriu que mudanças climáticas podem impactar diretamente o aumento de turbulências, causando ainda mais acidentes.
Segundo os pesquisadores, em 2050, um céu limpo não significará uma viagem tranquila. Isso porque a previsão é de que a turbulência do ar claro (TAC) dobre até esse ano. Além disso, voos em altitudes mais elevadas sobre o Atlântico Norte serão os que mais sofrerão impactos pelo aumento das turbulências severas.
As turbulências podem causar acidentes graves?
A pesquisa teve como foco a análise de turbulências de ar claro (TAC), ou seja, as que ocorrem com o céu limpo, sem nuvens e não aparecem no radar. Estas, além de causar desconforto, taquicardia e enjoo, podem acarretar acidentes leves e graves.
LEIA MAIS:
- Turbulências são perigosas? Confira o que você precisa saber sobre o fenômeno!
- Tem medo de turbulências de avião? Saiba como se acalmar de vez!
Um exemplo de acidente ocorreu em um voo que saia de Tóquio em direção ao Havaí. Nele, os radares nada detectaram e não havia sequer uma nuvem no céu. Mesmo assim, diversos passageiros se machucaram e um veio a óbito.
Foram usados três tipos de simulações pelos pesquisadores, no computador, para saber com que frequência as TACs vão acontecer até 2050. E, infelizmente, dados finais mostraram que, cada vez que a temperatura global próxima à superfície aumentar em 1 °C, as TACs vão aumentar 14% nas estações outono e verão e 9% no inverno e na primavera.
A forma de evitar as turbulências de ar claro é optar por rotas em que este fenômeno é menos frequente, mesmo que ocasione em viagens ainda mais longas. Porém, a dúvida que fica é: como contribuir positivamente para as mudanças climáticas se os aviões são os maiores emissores de gases estufa?
Para passageiros, a dica é respeitar as luzes do avião, manter o cinto afivelado e sempre ouvir os recados da tripulação.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!