Morar em Portugal: 12 cidades entre as mais baratas no país!
Uma lista com as cidades de custo de vida mais baixo para quem quer se mudar para Portugal
Se você está pensando em morar na Europa, sem dúvida precisa considerar o custo de vida da cidade escolhida. Porém, encontrar um lugar com boa infraestrutura e viver com um orçamento mais limitado pode ser um desafio. Pensando nisso, preparamos uma lista das cidades mais baratas para morar em Portugal.
E por que Portugal? Principalmente porque atualmente é um dos destinos mais procurados por brasileiros que desejam morar no exterior. As cidades abaixo, portanto, são lugares com preços acessíveis, boa qualidade de vida e uma série de vantagens.
Cidades mais baratas para morar em Portugal
Em primeiro lugar, ao decidir onde morar, é importante considerar critérios básicos, como infraestrutura e oferta de serviços, como hospitais, comércio e transporte. Confira uma seleção que pode ajudar na sua decisão.
Bragança
A cidade de Bragança, com 35 mil habitantes, destaca-se como uma das mais baratas para morar em Portugal. Localizada na região norte do país, próxima à fronteira com a Espanha, oferece uma boa estrutura de saúde, lazer e comércio. O principal atrativo, entretanto, é o preço dos aluguéis, que está entre os mais baixos entre as cidades pesquisadas.
LEIA MAIS: Fuja do óbvio! Veja as 8 melhores cidades de Portugal – além do Porto e Lisboa!
Castelo Branco
Castelo Branco, na região central de Portugal, é outra cidade com preços atrativos. Com cerca de 56 mil habitantes, a cidade oferece uma boa infraestrutura, com hospitais e comércio. Além disso, está conectada diretamente a Lisboa por trem, facilitando o deslocamento para a capital.
Caldas da Rainha
Caldas da Rainha, localizada no distrito de Leiria, é uma opção interessante entre as cidades mais baratas para morar em Portugal, principalmente para quem deseja estar mais próximo de Lisboa, mas sem os altos custos da região metropolitana. Com cerca de 52 mil habitantes, é famosa pelas termas medicinais e oferece custo de vida baixo.
Vila Real
Na região norte de Portugal, Vila Real tem cerca de 51 mil habitantes e se destaca pelo baixo custo de vida. Com boa qualidade e infraestrutura, é uma opção para quem procura tranquilidade, ao mesmo tempo que dispõe de boa conexão rodoviária com o Porto.
Viseu: qualidade de vida e uma das cidades mais baratas para morar em Portugal
Viseu é a maior cidade da lista, com cerca de 96 mil habitantes. Localizada na região central do país, tem um dos melhores índices de qualidade de vida entre as capitais de distrito. Além de oferecer um baixo custo de vida, conta com ampla oferta de serviços, como hospitais, museus e parques. Seus monumentos históricos e patrimônios arqueológicos também são um atrativo adicional.
LEIA MAIS: TOP 10 destinos encantadores em Portugal para visitar no verão
Santarém
Localizada a cerca de 80 km de Lisboa, é conhecida como a “Capital do Gótico”. Com hospitais, centros de saúde, diversos jardins e parques urbanos, a cidade oferece uma boa infraestrutura a um custo acessível. Por isso, está entre as cidades mais baratas para morar em Portugal. Seus monumentos históricos, como o Templo Romano Scallabis e o Castelo de Santarém, enriquecem a cultura local.
Évora
Évora fica no Alentejo e é uma das cidades mais antigas da Europa. Seu centro histórico é patrimônio mundial pela UNESCO. Além dos monumentos históricos e museus, a cidade oferece uma ótima estrutura de saúde, serviços e comércio, tornando-a uma opção interessante para morar.
Portimão
Portimão fica no paradisíaco Algarve, é quente e, portanto, ideal para quem foge do frio. Embora seja altamente turística durante a temporada de verão, ainda oferece uma boa qualidade de vida. Por exemplo, serviços, hospitais, comércio e opções de lazer.
Viana do Castelo
Viana do Castelo, com cerca de 88 mil habitantes, é uma cidade bem desenvolvida localizada no litoral norte de Portugal. Com ligação direta por trem ao Porto, oferece uma boa infraestrutura e um custo de vida acessível. Seu centro histórico e a atividade pesqueira também são características marcantes da região.
Aveiro
Capital do distrito de mesmo nome, Aveiro se destaca pelo baixo custo de vida e vantagens que oferece. Com uma boa infraestrutura, atrai estudantes, principalmente devido à universidade, e famílias imigrantes em busca de uma vida mais acessível. Localizada no litoral e com cerca de 78 mil habitantes, Aveiro é uma excelente opção entre as cidades mais baratas para morar em Portugal.
LEIA TAMBÉM: Brasileiros famosos em Portugal: Veja quem decidiu adotar a “terrinha” como lar!
Figueira da Foz e Alcobaça
Por fim, Figueira da Foz, localizada na Costa da Prata Portuguesa, é uma cidade com belas vistas e praias extensas. A apenas 50 km de Coimbra, é uma opção para quem busca um ambiente próximo às grandes cidades, mas com tranquilidade e preços acessíveis.
Já Alcobaça, localizada na região centro-oeste de Portugal, é uma cidade culturalmente rica e oferece ótimas opções de moradia, além de estar próxima de Lisboa.