4 famosos mitos sobre o álcool – e que você certamente já ouviu!
Confira essas dicas para aproveitar muito bem a sua festa
Tomar uma deliciosa cerveja gelada em um domingo faz com que seu final de semana tenha um sabor muito especial. Porém, para a maioria dos jovens, uma noite de sábado, em uma boa festa, com ótimas bebidas, é o que torna o final de semana especial. No entanto, é preciso saber beber para aproveitar ainda mais. Para isso, confira mitos sobre o álcool que você não deve confiar.
Mito 1: comer antes de beber te mantém sóbrio
Independentemente do quanto você coma, todo o álcool que consome acabará entrando na sua corrente sanguínea. Uma pequena parte desse álcool é logo absorvido pela boca e pela língua, por meio dos vasos sanguíneos; já a outra parte, adentra pelo seu estômago e por cerca de 80% do seu intestino delgado.
Por conta isso, você sentirá os efeitos do álcool. Comer antes de beber apenas atrasará sua embriaguez embaraçosa e poderá reduzir sua ressaca.
LEIA MAIS: Como ficar sóbrio rápido? Veja 4 mitos em que você já acreditou!
Mito 2: o álcool te mantém aquecido
Apesar de muito comentada, essa não é uma verdade. O álcool age como um vasodilatador, o que significa que faz com que seus vasos sanguíneos dilatem. Pelo fato dos vasos estarem cheios de sangue, isso te faz mais corado.
Porém, o corpo age dessa forma para promover a perda de calor, aproximando seu sangue da superfície para que ele possa esfriar. O calor inicial também pode te fazer suar, mas esse suor acontece para te resfriar ainda mais.
Mito 3: cerveja te deixará menos bêbado que outros destilados
A menos que você vire os copos de uma única vez, essa teoria é mentira. O que passa essa impressão é que as pessoas bebem destilados em doses de shot, esvaziando esse copo mais rápido que os copos de cerveja. Além disso, cerveja e vinho levam mais tempo para funcionar no seu corpo do que uma dose de vodca, por exemplo. Mas todas as bebidas te deixarão igualmente bêbado.
LEIA TAMBÉM: Alimentação saudável: 3 mitos em que você já acreditou!
Mito 4: um banho frio ou um café te deixarão sóbrio
Não, isso não é real. Seu fígado metaboliza o álcool a uma taxa fixa por hora. Assim, não há nada que vá acelerar o processo e te fazer ficar mais sóbrio. Beber água pode ajudar com alguns dos sintomas no dia seguinte, mas não te deixará sóbrio.
Gostou desse conteúdo? Confira mais artigos semelhantes no Rotas de Viagem!