9 mitos comuns sobre o envelhecimento desvendados

Saiba quais são os mitos que as pessoas acreditam sobre o envelhecimento, que fazem com que elas tenham medo de chegar à terceira idade.

Existe um ditado que diz que envelhecer é um processo natural no qual perdemos o medo da vida. Será mesmo? O que se vê são muitas pessoas com medo de chegar à terceira idade à medida que os anos passam. Entre jovens e adultos, o medo de envelhecer é real, e ele se dá porque as pessoas só enxergam pontos negativos.

Portanto, a seguir, confira alguns dos mitos que impedem o senso comum de olhar com otimismo para a velhice.

9 mitos sobre envelhecimento

Depressão e solidão são normais na velhice

Envelhecer não é sinônimo de viver isolado ou deprimido. Estudos apontam que envelhecer ao redor de familiares e amigos traz muitos benefícios emocionais, evitando transtornos de depressão e ansiedade. Portanto, caso sinta uma vontade maior de reclusão e de não querer discutir sobre sentimentos e pensamentos, qualquer pessoa, incluindo os idosos, deve procurar ajuda profissional.

Pessoas mais velhas precisam de poucas horas de sono

Acredita-se que a necessidade de sono diminui com a idade. Porém, o ideal é que os idosos durmam a mesma quantidade de horas que os adultos mais novos: 6 a 8 por dia. Dormir o suficiente é imprescindível para uma velhice saudável.

Pessoas mais velhas não podem fazer exercícios

Pelo contrário! Apesar da perda de energia natural do organismo com o envelhecimento, é mais do que recomendado que as atividades físicas continuem presentes na rotina das pessoas. Além de trazer benefícios para a saúde física e mental, fazer exercícios evita o agravamento ou mesmo o aparecimento de várias doenças crônicas na terceira idade. A dica é fazer os exercícios que mais gosta com o cuidado de não abusar na intensidade.

Quem possui mais idade não deve dirigir

Outra falácia. Mudanças, como ligeira redução da visão, energia diminuída ou resposta mais lenta aos estímulos, podem acontecer com o passar dos anos e mesmo antes da terceira idade. A questão sobre parar de dirigir tem mais a ver com a capacidade que qualquer um tem para conduzir veículos de forma segura do que com a idade.

Haverá desenvolvimento de demência ou Alzheimer na velhice

De fato, o risco de demência ou Alzheimer aumenta enquanto as pessoas envelhecem. Entretanto, estas não são condições inevitáveis. Se o idoso apresentar qualquer sinal mais severo de alteração na percepção de si, do outro, do tempo e do espaço, deve comunicar a um especialista. A demência tem diferentes graus que exigem tratamentos específicos e adequados, além de acompanhamento constante.

Pessoas de mais idade são incapazes de aprender coisas novas

Este é um mito muito comum, que revela certo ceticismo na sociedade. Experimentar e aprender novas habilidades mantêm as estruturas cognitivas em plena saúde para pessoas de qualquer idade e, principalmente, para os idosos.

Idosos devem parar de tomar os remédios quando a pressão arterial baixar ou voltar ao normal

A hipertensão arterial é uma doença que necessita de acompanhamento constante. Durante a velhice, exige cuidados redobrados para quem já vivia com o problema antes ou adquiriu na terceira idade. Portanto, mesmo que a pressão baixe ou fique em medida normal, os idosos não podem descuidar: devem consultar o médico, fazer exames, tomar medicações, seguir dieta balanceada e praticar exercícios regularmente.

Apenas as mulheres devem se preocupar com a osteoporose

Existe a ideia de que só as mulheres devem adotar medidas para evitar problemas ósseos na velhice, dos quais a osteoporose é o mais grave. Contudo, isso não se sustenta porque, apesar de a densidade óssea masculina ser maior, há perda e fraqueza das estruturas em ambos os sexos na mesma proporção a partir dos 60 anos. Além disso, os fatores de risco para o desenvolvimento da osteoporose na terceira idade são os mesmos para homens e mulheres: histórico familiar, déficit de cálcio e vitamina D, tabagismo, alcoolismo e sedentarismo.

Pessoas de mais idade não conseguem mais parar de fumar

Parar de fumar, em qualquer fase da vida, é a melhor decisão que as pessoas podem tomar para viverem com qualidade. Os benefícios para a saúde são imediatos mesmo na terceira idade, em que o metabolismo é mais lento. Nunca é tarde para mudanças de hábitos, principalmente durante o envelhecimento, quando o risco de doenças cardiovasculares, pulmonares e ósseas causado pelo tabagismo é maior.

Se você se interessou pelas informações contidas neste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também