Mitos e verdades sobre a cerveja que você não sabia

Veja alguns fatos verdadeiros e outros falsos muito difundidos sobre a bebida.

Tudo já foi dito sobre cerveja. Algumas coisas verdadeiras e outras que nada mais são do que mitos que muitas pessoas continuam a acreditar.

A cerveja é, de fato, um mundo opaco para o consumidor do ponto de vista nutricional, sobre o qual muitas vezes têm sido realizados estudos científicos contraditórios. É difícil discernir aspectos aparentemente simples, como qual o consumo diário você pode ter sem prejudicar sua saúde.

Confira a seguir alguns mitos e verdades sobre a cerveja.

Cerveja engorda

Uma cerveja tem aproximadamente 75 calorias a cada 100 ml. Ela é considerada uma bebida de baixa caloria que, se tomada com moderação, não deve afetar o peso. O problema é que normalmente as cervejas são acompanhadas de alimentos altamente calóricos. Esse excesso de calorias que nos engorda.

Beber cerveja com moderação é saudável

A OMS mede o consumo de álcool nas SBUs (Unidades Padrão de Bebidas, equivalente a 10 g de álcool), e estabelece que não devem ser ultrapassadas quatro SDUs diárias para homens e duas SDUs diárias para mulheres, entendendo-se por SDU um copo de vinho ou cerveja. Se esses números forem respeitados, a OMS considera o consumo de álcool de “baixo risco”, o que não significa que seja saudável.

Cerveja é bom para o coração

De acordo com um estudo publicado na revista Cardiovascular Disease e dirigido por Ramon Estruch, médico e pesquisador do Hospital Clínic de Barcelona, o consumo moderado de cerveja pode ser bom para proteger o sistema cardiovascular, especialmente para a população com risco moderado-alto.

Isso se deve à ação dos polifenóis presentes nessa bebida, que também contém “outros componentes não alcoólicos que são benéficos à saúde por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias”, diz o estudo.

Mas não saia por aí bebendo para curar doenças. Sempre procure um médico!

Cerveja sem álcool faz bem à saúde

De acordo com um estudo de 2019 realizado pela Universidade de Castilla La-Mancha publicado na revista Nutrients , a cerveja sem álcool é benéfica para a saúde, pois contém uma grande quantidade de antioxidantes e não tem os efeitos negativos do álcool na saúde.

Você pode gostar também