Medo de voar durante tempestades? Saiba o que acontece se um raio atingir um avião!

Ainda que tempestades não sejam incomuns durante um voo, sempre paira a dúvida sobre o que acontece se um raio atingir um avião (no ar, claro)

Uma pergunta para viajantes frequentes ou nem tanto: você sabe o que acontece se um raio atingir um avião? Perguntamos porque, sem dúvidas, você já acompanhou, ansiosamente, uma tempestade durante o voo. E, certamente, ficou imaginando o resultado se, de repente, aquela descarga elétrica teimosa resolver atingir sua aeronave.

Aliás, é um questionamento que até faz sentido, partindo do princípio de que falamos de um enorme corpo metálico e, portanto, propício ao fluxo de eletricidade. E aí, há razão para ter medo?

Booking.com

O que acontece se um raio atingir um avião?

A princípio, raios em aviões não são raros e geralmente não têm um impacto sério. Na verdade, um jato comercial é atingido por um raio pelo menos uma vez por ano! Aliás, isso já deve ter acontecido com você e você nem percebeu!

Normalmente, um raio atinge uma das extremidades do avião, percorre o corpo e sai pela outra extremidade. Como a descarga é incrivelmente quente, é normal pensar que o avião imediatamente pegaria fogo e cairia. No entanto, o avião continua a funcionar normalmente.

Felizmente, as aeronaves são projetadas para suportar poderosas descargas elétricas sem comprometer a segurança das pessoas dentro delas.

LEIA MAIS: Avião tem buzina? Veja essa e outras perguntas que você certamente já se fez!

Por que o avião não se danifica se for atingido por um raio?

Inicialmente, os relâmpagos ocorrem nas nuvens e, na verdade, o próprio avião pode causar um raio enquanto passa por elas. Mas quando pensamos em um avião sendo atingido por um raio, devemos considerar que o aparelho é projetado para suportá-lo.

De fato, a descarga exerce uma enorme quantidade de energia, mas, assim como qualquer outro circuito, é apenas um fluxo de elétrons em determinada direção. No entanto, ainda é importante tomar as devidas precauções para evitar voar sobre áreas suscetíveis a raios.

E é exatamente isso que os aviões fazem. A fuselagem é composta em grande parte de alumínio e outros metais, todos bons condutores de eletricidade. Aeronaves como Dreamliners e Boeing Airbus A350s são feitas de um composto de carbono leve coberto por uma fina camada de cobre.

Em outras palavras, é uma enorme gaiola de Faraday que garante a segurança absoluta das pessoas dentro delas.

LEIA TAMBÉM: Como perder medo de voar de avião? Veja 12 dicas de ouro!

Então não é problema voar no meio de uma tempestade?

Bem, agora você sabe o que acontece se um raio atingir um avião. Mas, embora as aeronaves modernas sejam bem projetadas para resistir às descargas, isso não significa que estejam absolutamente seguras. Tanto é que é comum os pilotos relatarem problemas não fatais no equipamento ou breve perda de comunicação após um raio.

Portanto, muito tempo, reflexão e esforço são gastos para decidir o caminho prospectivo que um avião seguirá antes de seu voo para evitar voar em áreas suscetíveis a raios.

Logo, é de extrema importância tomar as devidas precauções. Dado o fato de que você realmente ‘voa’ a milhares de pés acima do solo, é melhor não testar o recurso de ‘proteção contra raios’ voando por áreas propensas a eles de propósito. Nunca é sábio tentar o destino!

Interessado(a) em mais conteúdos como este? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também