Mar Morto na Espanha? Valle Salado de Añana impressiona turistas!

Assim como o do Oriente Médio, o Mar Morto na Espanha tem propriedades salinas e atrai pelas paisagens diferentes

Todos os anos, milhões de pessoas visitam o famoso Mar Morto para ter a experiência mágica de flutuar em suas águas. E, sem dúvidas, aproveitar suas propriedades curativas. Mas, o que pouca gente sabe é que existe uma espécie de Mar Morto na Espanha!

Mas, antes de tudo, vale lembrar que o que permite não afundar no Mar Morto é sua alta concentração de sal. Uma propriedade que também lhe dá tons coloridos e o torna uma maravilha natural que todos querem ver.

Booking.com

A região fica entre Israel, a Cisjordânia e a Jordânia, zona que, ainda, oferece outras importantes atrações. No entanto, nem todos têm a chance de viajar até lá, seja pelos valores ou tempo de viagem. Mas não se preocupe, pois as mesmas propriedades salinas estão um pouquinho mais acessíveis no Mar Morto da Espanha.

Como é o ‘Mar Morto da Espanha’?

Tudo começa com uma viagem para a província de Alava. Inicialmente, qualquer viajante já fica de boca aberta para a paisagem incomum que o deixará, também, sem palavras.

Imagem: Youtube/Reprodução

Pois, é bem ali que fica o Mar Morto da Espanha, conhecido como o vale de sal de Añana (Valle Salado de Añana). Trata-se de um local natural cujas origens remontam há quase 7.000 anos.

Esse curioso destino é uma das paisagens mais bem preservadas da Europa. Isso se dá, principalmente, por sua harmonia entre localização, arquitetura, características geológicas, valor paisagístico e biodiversidade. E como ele se formou?

Imagem: Youtube/Reprodução

A princípio, a origem do Mar Morto espanhol está em um fenômeno geológico conhecido como diapiro. Em suma, é um processo pelo qual materiais antigos de baixa densidade sobem em direção à superfície da terra em busca do exterior.

Mas não é um processo simples, pois começou há mais de 200 milhões de anos, quando as rochas se elevaram gradualmente do interior da Terra. Quando a chuva cai, atravessa os estratos inferiores, fazendo com que as camadas salgadas subam à superfície na forma de nascentes.

Daí, criando esse fenômeno único e mágico.

Devido à sua natureza espetacular, o Vale de Sal de Añana é considerado Patrimônio Agrícola Mundial desde 2017. Só para ter uma ideia da importância, o Mar Morto da Espanha é o único com essa distinção em todo o continente europeu.

Um spa e fontes de sal

A existência do vale de sal de Añana é tão antiga que remonta a milhões de anos. Só para ilustrar, quando os continentes não existiam e estavam unificados na Pangeia, o Mar Morto na Espanha estava submerso sob as águas do imponente oceano mundial.

Mas, graças à evaporação dessa massa aquática, hoje é possível desfrutar de uma região onde o sal se torna um spa com nascentes. Sabe o que dá para fazer por lá?

Primeiro, desfrutar de um agradável passeio pelas salinas. Além disso, passar um dia relaxante no spa de sal Salinas de Añana, cujas águas lembram as do famoso Mar Morto. Inclusive, com as mesmas propriedades salinas do “irmão” do Oriente Médio.

Imagem: Youtube/Reprodução

Como se isso não bastasse, você também pode descobrir as espetaculares fontes, responsáveis por fornecer a salmoura de forma natural e contínua. Embora haja grande número delas nesse vale, as mais famosas são:

  • Fuentearriba
  • La Hontana
  • El Pico
  • Santa Engracia

Todas elas são conhecidas por seu grande fluxo e abundante salinidade.

Você pode assistir às paisagens impressionantes do Valle Salado de Anãna no vídeo de divulgação abaixo:

Você pode gostar também