Mais de 800 mil pessoas caem na Malha Fina do IR 2021 – Saiba detalhes!

De acordo com informações da Receita Federal, 869.302 pessoas estão na malha fina.

No momento de preencher nossa declaração de imposto de renda (IR), tomamos o máximo cuidado para não cometer erros. No entanto, às vezes pode acontecer que cometamos um erro ao preencher nosso IR no último minuto. Isso pode incluir mencionar o número da conta bancária errada, esquecer de declarar a receita de juros ou reivindicar a dedução errada, etc.

Mais de 800 mil pessoas apresentaram algum tipo de irregularidade na declaração de Imposto de Renda (IR) em 2021. Como acontece todos os anos, após a Receita Federal finalizar o pagamento das restituições, o órgão divulga a lista de quem caiu na chamada “malha fina”. 

De acordo com informações da Receita Federal, 869.302 pessoas estão na malha fina. Os dados completos foram divulgados na última quinta-feira (6). O órgão federal destacou que esse número corresponde a 2,4% das pessoas que declararam IR este ano. No total, 36.868.780 declarações foram realizadas.

Ainda de acordo com as informações divulgadas, 666.647 pessoas que caíram na malha fina têm direito a restituição. Esse valor representa 76,7% dos contribuintes. Já 181.992 terão que pagar imposto para o governo e 20.663 não terão que pagar nem receberão a restituição. 

O principal motivo para cair na malha fina, de acordo com a Receita, foi a falta de dados sobre rendimentos. Em seguida aparecem os chamados problemas de dedução. Estes são os famosos gastos declarados. Despesas médicas, contribuições para o INSS ou previdência privada e pagamento de pensão alimentícia estão nessa lista.

Retificação

A Receita Federal informou que os contribuintes devem conferir seus extratos e verificar todas as pendências. Assim eles poderão retificar a declaração corretamente. O extrato completo está disponível para análise no Centro de Atendimento Virtual (e-CAC). 

Você pode gostar também