Mais de 800 mil pessoas caem na Malha Fina do IR 2021 – Saiba detalhes!

De acordo com informações da Receita Federal, 869.302 pessoas estão na malha fina.

- Tempo de leitura: 1 minuto -

No momento de preencher nossa declaração de imposto de renda (IR), tomamos o máximo cuidado para não cometer erros. No entanto, às vezes pode acontecer que cometamos um erro ao preencher nosso IR no último minuto. Isso pode incluir mencionar o número da conta bancária errada, esquecer de declarar a receita de juros ou reivindicar a dedução errada, etc.

Mais de 800 mil pessoas apresentaram algum tipo de irregularidade na declaração de Imposto de Renda (IR) em 2021. Como acontece todos os anos, após a Receita Federal finalizar o pagamento das restituições, o órgão divulga a lista de quem caiu na chamada “malha fina”. 

De acordo com informações da Receita Federal, 869.302 pessoas estão na malha fina. Os dados completos foram divulgados na última quinta-feira (6). O órgão federal destacou que esse número corresponde a 2,4% das pessoas que declararam IR este ano. No total, 36.868.780 declarações foram realizadas.

Ainda de acordo com as informações divulgadas, 666.647 pessoas que caíram na malha fina têm direito a restituição. Esse valor representa 76,7% dos contribuintes. Já 181.992 terão que pagar imposto para o governo e 20.663 não terão que pagar nem receberão a restituição. 

O principal motivo para cair na malha fina, de acordo com a Receita, foi a falta de dados sobre rendimentos. Em seguida aparecem os chamados problemas de dedução. Estes são os famosos gastos declarados. Despesas médicas, contribuições para o INSS ou previdência privada e pagamento de pensão alimentícia estão nessa lista.

Retificação

A Receita Federal informou que os contribuintes devem conferir seus extratos e verificar todas as pendências. Assim eles poderão retificar a declaração corretamente. O extrato completo está disponível para análise no Centro de Atendimento Virtual (e-CAC). 

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->