Jeep Compass, Renegade e Commander lideram a era Bio-Hybrid da Stellantis

Num avanço significativo para o setor automobilístico brasileiro, a Stellantis divulgou que seus três modelos da Jeep fabricados em Pernambuco – Compass, Renegade e Commander – serão os primeiros a adotar a tecnologia Bio-Hybrid.

Essa inovação combina motores flex tradicionais com um sistema de propulsão elétrica, representando um passo importante na redução das emissões de CO2 dos veículos nacionais.

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Além dos modelos da Jeep, a empresa afirmou que outros veículos fabricados em Goiana, como o Fiat Toro e o Ram Rampage, também estão na fila para adotar essa tecnologia ecológica.

Conforme comunicado pela empresa, o Polo Automotivo de Goiana, no Nordeste, foi escolhido como local de produção dos primeiros carros equipados com a tecnologia Bio-Hybrid. A iniciativa ainda envolve a fabricação de veículos 100% elétricos.

Stellantis Prioriza Pernambuco para Início da Eletrificação com Impacto Direto na Jeep

A Stellantis faz uma jogada estratégica ao eleger Pernambuco, onde são produzidos os modelos Jeep Compass, Renegade e Commander, além de Fiat Toro e Ram Rampage, como ponto de partida para sua nova era de eletrificação.

Essa decisão surge depois que Antonio Filosa, ex-CEO da Stellantis América do Sul, tornou-se CEO global da Jeep nos Estados Unidos, o que provavelmente influenciará a direção da inovação tecnológica da empresa.

Desviando-se das expectativas anteriores, a Stellantis mudou o foco da fábrica do Rio de Janeiro, que era cotada para liderar o programa Bio-Hybrid devido a investimentos recentes, optando por iniciar a implementação em Goiana, Pernambuco. Essa escolha estratégica coloca a Jeep no centro da nova fase de eletrificação da empresa.

Filosa destaca que os modelos da Jeep eram fortes candidatos para as novas tecnologias Bio-Hybrid Plug-in Hybrid e BEV (100% elétrica), reforçando a posição da marca na vanguarda da eletrificação.

Com a Jeep já avançando na produção de modelos híbridos como o Compass 4xe e o Renegade 4xe na Itália, a mudança sinaliza uma transição iminente para tecnologia nacional, fortalecendo a indústria automobilística brasileira no cenário global de veículos ecoeficientes.

Estratégia de Descarbonização com Foco em Tecnologia Bio-Hybrid no Brasil

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A Stellantis confirmou que a picape Fiat Toro adotará a avançada tecnologia Bio-Hybrid DCT (híbrido completo), enquanto a Ram Rampage será equipada com a versão básica Bio-Hybrid (híbrido leve).

Essa iniciativa faz parte de um plano para nacionalizar a produção de veículos mais limpos, aproveitando recursos distintos do Brasil, como etanol e energia elétrica renovável.

A montadora também anunciou planos de expansão da propulsão híbrida, combinando motores convencionais com eletrificação, em seus complexos industriais em Betim (MG), Porto Real (RJ) e Goiana (PE). A versatilidade da tecnologia Bio-Hybrid permite sua adoção em diversos modelos, facilitando o avanço simultâneo nos três polos automobilísticos.

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