Japão sem Multidões: O novo plano antiturismo em massa japonês
Estratégias sustentáveis para o turismo no Japão.
Em um mundo onde a vontade de explorar culturas e paisagens nunca esteve tão em alta, o Japão se depara com um cenário onde o entusiasmo dos viajantes poderia transformar tesouros nacionais em vítimas de sua própria popularidade. Entenda agora o plano antiturismo em massa japonês.
O Japão responde ao turismo em excesso
Com os números de turistas quase alcançando os patamares pré-pandêmicos, o Japão está se mobilizando para garantir que a beleza de suas cidades e áreas naturais não seja ofuscada pela superlotação.
As iniciativas tomadas visam não apenas expandir a capacidade da infraestrutura local, mas também melhorar a experiência de cada viajante.
LEIA MAIS: Amsterdã terá a taxa de turismo mais elevada da Europa em 2024 – Saiba mais!
Ao investir no aumento do número de veículos de transporte público, como ônibus e táxis, e sugerir preços variados conforme a demanda, o Japão procura estimular a visita em períodos menos movimentados, contribuindo para uma distribuição mais harmoniosa dos visitantes.
Turismo sustentável e diversificado
Além de fortalecer o sistema de transporte, o Ministério do Turismo japonês se dedicou a identificar e promover ‘destinos-modelo’ que desviam os holofotes das metrópoles saturadas, apresentando aos turistas um espectro mais amplo da rica tapeçaria cultural e natural do país.
Estes destinos foram escolhidos por especialistas por sua capacidade de oferecer uma experiência única e autêntica, longe da agitação das grandes cidades.
Os lugares escolhidos são verdadeiras joias que vão desde a península de Shiretoko em Hokkaido, elogiada por sua beleza natural intocada, até a região de Hokuriku, célebre por sua imersão na cultura Samurai.
A lista também inclui as prefeituras de Tottori e Shimane, reconhecidas como berço da história fundadora do Japão, e a prefeitura de Nara, tesouro de palácios imperiais ancestrais.
Apoio e promoção de novas experiências
O comprometimento do Japão com seus visitantes se traduz no suporte às áreas escolhidas, visando não só a preservação de seus atrativos, mas também a garantia de que cada turista possa vivenciar o melhor que o Japão tem a oferecer.
A diversificação de destinos é uma estratégia inteligente que promete enriquecer o turismo, distribuir de maneira mais equitativa os benefícios econômicos e assegurar que a relação entre turistas e moradores permaneça positiva e sustentável.
LEIA MAIS: 10 países onde o Real vale mais para você conhecer sem medo!
A estratégia nipônica serve de exemplo para o mundo, mostrando que é possível acolher o mundo com as portas abertas sem permitir que a essência e a calma de seus recantos se percam na enchente de passos e flashes.
Com medidas conscientes e proativas, o Japão está pavimentando um caminho que leva a um futuro em que o turismo e a tradição coexistam em harmonia, convidando cada um de nós a ser parte dessa jornada responsável e encantadora.