IPVA reduzido para veículos elétricos é aprovado; entenda!
Descubra como os carros híbridos e elétricos podem ter o IPVA reduzido e economize mais com seu veículo sustentável.
Você sabia que em breve carros híbridos e elétricos poderão ter acesso ao benefício de IPVA reduzido? A nova reforma foi aprovada na semana passada pela Câmara dos Deputados.
Essa reforma traz algumas mudanças significativas para o mercado automobilístico brasileiro, como a cobrança do IPVA que será determinada com base no impacto ambiental de cada veículo.
Para entender melhor sobre o assunto, acompanhe as informações que trouxemos a seguir!
Entenda como essa medida funciona
A intenção da reforma, além de reduzir a cobrança do IPVA de carros híbridos e elétricos, prevê também cobrança do imposto de motos aquáticas, helicópteros, iates e jatos – veículos que atualmente não pagam essa taxa.
LEIA MAIS: Carros adquiridos com desconto do Governo têm surpresa desagradável na revenda – Fique atento!
No entanto, existe uma exceção para veículos destinados a serviços agrícolas, que permanecerão isentos.
Além dos carros híbridos e elétricos, aqueles movidos a biodiesel, etanol e biogás também poderão se beneficiar do IPVA reduzido, enquanto outros veículos pagarão a taxa comum do imposto.
O objetivo é reduzir esse imposto gradualmente, com base no valor do veículo, incentivando os consumidores a optarem por veículos menos prejudiciais ao meio ambiente.
Essa política não é uma novidade no Brasil
Embora muitas pessoas possam não estar cientes, essa política não é uma novidade no Brasil. Em São Paulo, por exemplo, já existem medidas para reduzir e até eliminar o IPVA para carros elétricos e híbridos.
Os detalhes sobre como isso será implementado ainda não foram divulgados, mas essa proposta foi apresentada em abril deste ano. Estas medidas devem ser postas em prática em 2024, e se o plano for bem-sucedido, os proprietários de carros híbridos ou elétricos não precisarão pagar o imposto.
LEIA TAMBÉM: Permissão para voar! Primeiro carro voador elétrico já pode iniciar testes
Outros veículos que serão beneficiados
Além de carros híbridos e elétricos, existem outros veículos que serão beneficiados com a redução ou isenção do IPVA. Estes incluem aeronaves agrícolas com certificação para prestar serviços a terceiros.
Máquinas e tratores agrícolas, embarcações de serviços de transporte aquaviário de pessoas jurídicas e embarcações de pesca artesanal, industrial e científica de pessoas físicas também serão isentos do IPVA.
Conforme essa medida, o objetivo não é encarecer a atividade de produção. Portanto, a reforma visa atingir pessoas com maior poder de compra, que atualmente não têm tributação, em contraste com os proprietários de carros populares que pagam o imposto anualmente.