Inteligência artificial da KLM diminui em até 63% o desperdício de alimentos em voos
Descubra como a KLM utiliza IA para evitar o desperdício de comida em seus voos e entenda como a inteligência artificial ajuda a reduzir o desperdício de alimentos em até 100 toneladas ao ano. Confira!
Imagine um voo tranquilo, com a certeza de que cada refeição servida foi muito bem planejada para evitar o desperdício? Essa é a realidade a bordo da KLM, empresa de aviação da Holanda que vem se destacando com a sustentabilidade ao utilizar inteligência artificial (IA) para diminuir em mais da metade o desperdício de comida em seus voos.
KLM utiliza inteligência artificial para auxiliar no consumo consciente de alimentos
A KLM utiliza um sistema inteligente que se baseia em dados de reservas, histórico de voos e até mesmo nos horários de chegada e saída nas conexões, conseguindo prever com impressionante precisão quantos passageiros embarcarão no voo.
LEIA MAIS: Quando o desejo de viajar pode se tornar um problema? Entenda!
Isso significa que a quantidade de comida preparada é ajustada à demanda real, evitando a sobra de alimentos que acabam sendo descartados. Em apenas três meses, a companhia conseguiu reduzir o desperdício em 63%, o equivalente a mais de 100 mil quilos de alimentos por ano.
Mas a inovação da KLM não se limita ao combate ao desperdício
A IA está presente em diversas áreas da empresa, otimizando operações e tornando o atendimento aos clientes ainda mais agradável. Na manutenção de aeronaves, a tecnologia ajuda a prever falhas e a melhorar o planejamento das revisões. Já o setor de relacionamento com o cliente conta com um chatbot impulsionado por IA, capaz de resolver dúvidas e oferecer viagens personalizadas.
A KLM também investe em IA para prever se o seu voo será cancelado por conta do clima instável, evitando transtornos aos passageiros. A equipe BlueAI, formada por especialistas em ciência da informação, engenharia de aprendizado de máquina e desenvolvimento de produtos, é a responsável por impulsionar essas iniciativas inovadoras.
LEIA MAIS: Alerta no ar: Incidentes aéreos estão fazendo passageiros mudarem de assentos
Alguns destaques da iniciativa da KLM no uso da IA:
- Redução de 63% no descarte de comida em viagens em apenas três meses.
- Economia de mais de 100 mil quilos de alimentos por ano.
- Utilização da IA em diversas áreas da empresa, como manutenção de aeronaves, relacionamento com o cliente e previsão de cancelamento de voos.
- Equipe BlueAI dedicada ao desenvolvimento de soluções inovadoras com IA.