Incrível! Esta ilusão de óptica faz você ver cores em imagem preto e branco
Ela foi compartilhada pelo professor AMX, no TikTok.
O professor AMX, que tem mais de 100 mil de seguidores no TikTok, divulgou essa ilusão de ótica na plataforma e deixou milhares de usuários de todo o mundo esfregando os olhos e totalmente surpresos.
Antes de tudo, o TikToker exibiu uma imagem em preto e branco que havia tirado durante a sua viagem à Etiópia. Dessa forma, ele mostrou a ilustração com cores falsas e deu algumas instruções simples.
O professor colocou um ponto branco bem no meio da ilustração e pediu para que os seus seguidores o encarassem por 20 segundos, preferencialmente tentando não piscar.
De acordo com o AMX, “estamos tentando ajustar a sensibilidade dos receptores de luz em seus olhos às diferentes cores da imagem”.
Tente você mesmo
Confira abaixo o vídeo com a ilusão de óptica e observe o que acontece:
Então! Ao firmar os seus olhos no ponto branco, você viu a imagem em cores, não é?
Isso acontece pelo fato de que o cérebro percebe as cores, mesmo quando o preto e branco original ressurgem. E isso tem um motivo.
E por que isso acontece após olhar para essa ilusão de óptica?
Segundo o professor AMX, a ilusão de óptica depende da criação de um efeito de curta duração que age como uma marca no seu campo de visão.
Quando você se concentra no ponto branco por cerca de 20 segundos, os cones dos seus olhos ficam dessensibilizados. Eles são os responsáveis por interpretar as cores de uma imagem.
Assim há uma espécie de sobreposição das duas imagens, devido ao efeito da imagem anterior que ainda permanece em sua visão por um tempo.
O que disseram os usuários do TikTok?
Atualmente, o clipe já recebeu mais de 2 milhões de curtidas na plataforma. Os usuários têm se surpreendido com a ilusão de óptica e, nos comentários, relatam como foi a sua experiência ao encarar o ponto branco por 20 segundos.
Devido ao efeito de curta duração da ilusão, é comum comentários como “todos eles desapareceram para mim por alguns segundos” ou “todos eles desaparecem, mas voltam e desaparecem novamente”.
Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!