Um estudo de 2021 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que até 2100, aproximadamente 40,3% da população brasileira será composta por idosos, totalizando mais de 60 milhões de pessoas.
Uma pesquisa realizada em conjunto pela Penn State, National Open University e Lunghwa University of Science and Technology também constatou que idosos que combinam atividades ao ar livre com interações sociais tendem a ter um bem-estar mais elevado.
LEIA MAIS: Vai viajar pelo Caribe? Evite roupas camufladas e estes outros vacilos!
Esses dados têm impacto no setor de serviços, especialmente no setor hoteleiro, que busca se adaptar para atender melhor a essa parcela da população.
Hoteis buscam adaptações para atender melhor aos idosos
Medidas de acessibilidade e segurança
Muitos estabelecimentos hoteleiros já estão implementando medidas específicas de segurança e acessibilidade para idosos. Exemplos incluem rampas de acesso, barras de segurança nos banheiros, pisos antiderrapantes e iluminação adequada.
Hotéis como Rede Promenade Bonito All Suites, Link Stay e Soho adaptaram seus quartos para pessoas com mobilidade reduzida. O Grand Hyatt no Rio de Janeiro oferece 22 acomodações especiais, incluindo suítes com salas de estar e banheiros com chuveiros espaçosos.
Adaptações em outros hotéis
No Hilton Barra e Hilton Copacabana, os quartos possuem corredores mais amplos e banheiros com cortinas, bancos e barras de apoio. Já o complexo Jurema Águas Quentes no Paraná foca na experiência dos idosos, uma vez que uma grande proporção de seus hóspedes são dessa faixa etária nos primeiros meses do ano.
Elissa Village: hotel exclusivamente para idosos
No Paraná, o Elissa Village se destaca por sua estrutura de 6 estrelas voltada exclusivamente para idosos.
LEIA MAIS: As melhores vilas turísticas do mundo em 2023 pela OMT – Veja o ranking!
Esse hotel foi projetado para servir como residência, local de estudo e pesquisa. Edson Matos, CEO do empreendimento, destaca que a construção foi inspirada em modelos europeus e norte-americanos.
Procura de idosos por hospedagens
Entre janeiro e setembro de 2023, pessoas com mais de 65 anos representaram 38% dos hóspedes no complexo Jurema. No Grand Hyatt do Rio, 20,1% dos hóspedes tinham mais de 56 anos. Em média, a Rede Promenade registrou que 30% de seus hóspedes possuíam 50 anos ou mais.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para não perder nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!
Com informações de iG Turismo