Hospital mais bonito do mundo fica na Europa e recebe turistas
Pode até não ser agradável passar perto de hospitais, mas este vai mudar seu conceito
Se existe um “passatempo” que ninguém quer é ir ao hospital. Afinal, este é o tipo de lugar que a gente só vai se estiver doente ou precisa visitar alguém próximo. Entretanto, por mais espantoso que seja, sim, dá para incluir este no seu roteiro simplesmente por lazer e cultura.
E existem dois motivos para isso. Primeiramente, já não está em funcionamento. Além disso, se trata do hospital mais bonito do mundo!
Estamos falando de um espaço cuja beleza é realmente única! O antigo Hospital de la Santa Creu fica em Barcelona e sua construção terminou em 1450. Só para ter uma ideia, era o único hospital da cidade naquela época. No entanto, passou por uma transformação no final do século XIX e início do século XX.
LEIA MAIS: O terceiro menor rio do mundo é brasileiro – Saiba onde fica a atração!
E aí, se sente melhor agora para conhecê-lo?
Por dentro do hospital mais bonito do mundo
Dando sequência à história, o Santa Creu foi o grande hospital de Barcelona por cinco séculos até sua reforma em 1902. O complexo já era impressionante, mas Lluís Domènech i Montaner, um dos arquitetos mais importantes da cena modernista catalã, apresentou uma nova proposta.
Foi aí que o hospital se tornou o maior do mundo. Ademais, com o novo projeto, implementou-se também um novo modelo hospitalar: espaços abertos e iluminados naturalmente para auxiliar na recuperação dos pacientes.
A estrutura, de modo geral, se baseou nos modernos hospitais que já estavam em construção pela Europa. Ou seja, partiu de ideias higienistas, pavilhões isolados com jardins e conectados por túneis subterrâneos.
Dos 48 edifícios planejados para o hospital mais bonito do mundo, 27 saíram do papel e, destes, apenas 16 conforme o projeto original. Inicialmente, cada um se destinava a uma especialidade diferente. Logo, as grandes salas do hospital ficaram obsoletas. E por quê?
Porque, na prática, os pacientes precisavam da divisão por doença, gênero, idade e outros critérios que não se considerou na ocasião da reforma. Tentou-se criar espaços divididos, mas mesmo assim, devido ao rápido crescimento da cidade, ficou saturado.
Então, em 1926, a Prefeitura adquiriu o prédio que, então, deixou de ser utilizado para fins sanitários.
Uma década de atividade cultural
Pois, sabe o motivo pelo qual você pode visitar o antigo Hospital de la Santa Creu sem doença alguma? Por ter se transformado em um espaço cultural!
Tanto que, neste ano, celebra-se uma década de reabilitação do hospital mais bonito do mundo no Centro Modernista. Trata-se da homenagem à recuperação do patrimônio, transformando-o em ponto de encontro para reuniões e eventos.
LEIA MAIS: 10 truques que você aprendeu sobre viagem, mas deveria rever!
Além disso, desde 1978, é Monumento Histórico Artístico e, em 1997, foi também declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Hoje, o complexo abriga diferentes espaços que se pode visitar na íntegra.
O antigo Casa de la Convalecencia é a sede do Institut d’Estudis Catalans. Já a capela é um centro de exposições, enquanto o Real Colegio de Cirugía de Barcelona é a Real Academia de Medicina de Catalunya.
No entanto, há salas onde se pode apreciar como era em sua faceta hospitalar. Estas áreas preservam as camas da época, projeções mostram como era a vida na época e, por fim, há exposições de objetos e a história do lugar.