Governo visa renovar frota de carros antigos da população com verbas de petroleiras – Saiba mais!
A ideia consiste em ampliar o Programa Renovar, que atualmente se restringe à substituição de caminhões, implementos rodoviários, ônibus, microônibus, vans e furgões
Uma das questões recorrentes na indústria automotiva é a ausência de um programa de renovação da frota, visando evitar o envelhecimento dos veículos. Segundo uma pesquisa realizada em 2021, a idade média dos carros em circulação no Brasil é de 10,5 anos, a mais alta em 26 anos.
No entanto, essa realidade pode começar a mudar em breve graças a uma proposta apresentada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que visa incentivar a troca de veículos.
Ampliação do Programa Renovar
A proposta consiste em expandir o Programa Renovar, criado pelo governo anterior, que atualmente limita-se a substituir veículos como caminhões, implementos rodoviários, ônibus, microônibus, vans e furgões com mais de 30 anos de fabricação. Para financiar essa substituição, será utilizado um fundo composto por recursos provenientes de empresas do setor de combustíveis.
Pela proposta, o mesmo fundo das petroleiras passaria a bancar também a substituição de carros de passeio. A proposta inclui a indenização dos proprietários desses veículos, de modo a possibilitar a renovação da frota em consonância com a preservação do meio ambiente.
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Origem dos recursos
O ministro ressalta que esse fundo já existe e não acarretará em novos gastos. Embora ainda esteja em estágio inicial, o Ministério da Fazenda formará uma equipe técnica para analisar a proposta. O ministro acredita que o processo será rápido, pois se trata de um recurso “já segregado para esse fim” e espera fornecer uma resposta ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Esse fundo recebe recursos das petroleiras, que destinam entre 0,5% e 1% de sua receita bruta proveniente da produção dos campos cedidos pelos contratos de concessão. Até então, o montante arrecadado tinha como destino a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com o intuito de estimular a criação de novas tecnologias no setor.
A indústria automobilística agradece
A aprovação dessa proposta seria um alívio para a indústria automotiva. Com carros cada vez mais caros, e considerando o poder de compra reduzido da população, além das altas taxas de juros que dificultam o acesso a financiamentos, muitas fabricantes anunciaram paralisações em suas fábricas devido à falta de clientes e à queda nas vendas.
Recentemente, surgiu uma discussão acerca da possibilidade de carros populares voltarem ao mercado com motor 1.0 a etanol e preços entre R$ 50 mil e R$ 60 mil, beneficiados por uma tributação diferenciada.
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A indenização dos proprietários dos veículos antigos seria um ponto crucial nesse processo. Através desse programa, os proprietários receberiam uma compensação financeira para retirar seus carros de circulação, abrindo espaço para a aquisição de veículos mais novos e ecologicamente mais eficientes.
Dessa forma, a frota brasileira seria atualizada, trazendo benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a indústria automotiva.
A proposta de utilizar o fundo das petroleiras para a renovação da frota de carros antigos ainda está em estágio inicial. O Ministério da Fazenda formará uma equipe técnica para estudar a viabilidade da medida. No entanto, Haddad está confiante de que o processo será rápido, pois os recursos necessários já estão disponíveis e destinados para essa finalidade.
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