Geração Z é considerada mais “preguiçosa” no ambiente de trabalho
Entenda como a geração Z é considerada dentro do ambiente de trabalho.
Muitas pesquisas estão sendo realizadas sobre a Geração Z, considerada a geração atual, e a Geração X, mais antiga, revelando diferenças em seus comportamentos no ambiente de trabalho.
A Geração Z, por exemplo, é muitas vezes vista como mais preguiçosa e menos produtiva em comparação com a Geração X, que está acostumada a um ritmo de trabalho intenso e, portanto, é mais produtiva.
No entanto, quando se trata de uma geração mais descontraída, não podemos negar que a geração atual se destaca, concorda?
Neste artigo, exploraremos alguns hábitos comuns no ambiente de trabalho que podem contribuir para as diferentes características de comportamento de cada geração. Continue lendo para saber mais!
LEIA MAIS: Identifique 4 sinais de um ambiente de trabalho nocivo para você!
Análises e estudos realizados
Muitas análises e estudos foram realizados com australianos para observar seu comportamento atual no ambiente de trabalho, especialmente após a pandemia. O objetivo é compreender se as atitudes foram alteradas nesse ambiente após o cenário vivido.
Grande parte dos entrevistados, com idades entre 18 e 30 anos, afirmou que retornaram ao trabalho com uma postura mais relaxada e não pretendem adotar os mesmos hábitos pré-pandemia.
Além disso, os entrevistados mais jovens relataram estar propensos a tirar mais horas de folga, principalmente quando trabalham em regime de home office.
A Geração X: comportamento no trabalho
Diante da percepção de que a Geração Z é mais descontraída no ambiente de trabalho, muitos questionam como é o comportamento da Geração X, ou seja, das pessoas mais velhas.
O que acontece é que esse grupo costuma ser o mais dedicado dentro da empresa e não costuma se abalar facilmente com as circunstâncias. Eles se sentem motivados por meio da ética de trabalho.
Pessoas com mais de 50 anos também afirmam que não exigem tanto seus direitos trabalhistas quanto os mais jovens e têm facilidade em interagir com os colegas de trabalho.
Aqueles nascidos nessa geração geralmente têm mais experiência no ambiente de trabalho, pois passaram por mais situações e desafios do que a Geração Z.
LEIA TAMBÉM: 10 dicas de ouro para equilibrar trabalho e vida pessoal – Coloque em prática!
Existe diferença em termos de produtividade?
Quando se trata de produtividade entre a Geração Z e a Geração X, podemos destacar que existem algumas diferenças que podem ser influenciadas por diversos fatores, tanto externos quanto internos à empresa.
No entanto, para que a produtividade seja otimizada, é fundamental que o ambiente de trabalho seja saudável, incentivando uma competição saudável para que todos se esforcem e alcancem bons resultados na empresa.
Se você se interessou pelas informações contidas neste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!