Fique por dentro: Veja 5 mudanças do PIX para o ano de 2023!
Fique por dentro das mudanças anuais no Pix.
Conforme as informações da Febraban, baseando-se nos resultados do Banco Central (BC), o Pix terminou o ano de 2022 como o meio de pagamento que os brasileiros mais utilizam.
Basicamente, desde o seu lançamento, em 16 de novembro de 2020, o número de transações foi de mais de 26 bilhões, movimentando aproximadamente R$ 13 trilhões durante esse período.
Além disso, em seu primeiro mês de funcionamento, o Pix ultrapassou em movimentações o Documento de Crédito (DOC) e, em janeiro de 2021, superou a Transferência Eletrônica Disponível (TED). Ademais, em março do mesmo ano, o Pix ultrapassou as transações realizadas via boletos e, no mês seguinte, superou as três opções juntas.
LEIA MAIS: A arte de economizar no supermercado: 5 dicas simples para fazer render seu dinheiro!
Por fim, em janeiro de 2022, o Pix ultrapassou as movimentações via débito e crédito, finalmente tornando-se o meio de pagamento mais usado no Brasil.
Algumas mudanças do Pix para 2023
Foi anunciado pelo BC que, no decorrer do ano, o Pix deve trazer várias atualizações, tornando-se um sistema de pagamentos cada vez mais eficiente, rápido e seguro. Além disso, algumas novas regras e mudanças nesse meio de pagamento irão entrar em vigor. Veja quais são:
Aumento no limite para compras
Segundo as novas regras, os limites das operações via Pix para compras agora são similares aos do TED. Antes, esses limites eram ligados aos dos cartões de débito das empresas.
Isenção de limite por transação
Logo no início do ano, o BC determinou que o Pix deixou de ter um limite individual por transação e começou a ter limites diários por período (separado por diurno e noturno). As especificações de personalização de limites continuam sem alterações.
Flexibilidade no limite noturno
O período noturno concede limite de transferências menores, e antes iniciava às 20 h e seguia até às 06 h do dia seguinte. Agora, o correntista pode escolher se o período noturno começará às 20 ou 22 h, terminando às 6 h.
Encerramento do limite para movimentações de empresas
Conforme as novas regras, não existe mais limite para transferências a contas de pessoas jurídicas por meio do Pix. Logo, fica sob responsabilidade de cada instituição escolher o valor máximo desse tipo de movimentação.
LEIA TAMBÉM: 5 maneiras de renovar sua casa sem gastar muito dinheiro; confira!
Facilidade para recebimento de benefícios
O BC começa também a facilitar o recebimento de benefícios por parte dos correspondentes bancários por meio do Pix, de modo que cada empresa pode ter uma conta em seu nome para fazer as movimentações.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!