Estudo mostra poder de homens engraçados em relacionamentos

Rindo e encantando: O que realmente conquista o coração delas?

Em busca de compreender o que atrai as mulheres ao escolher um parceiro, uma série de quatro estudos recentemente publicados na revista Evolutionary Behavioral Sciences trouxe à tona o valor do humor nas relações amorosas.

Os resultados revelaram que as mulheres tendem a enxergar o humor como um sinal de potencial investimento, especialmente quando se considera um relacionamento de longo prazo.

Além disso, a pesquisa apontou que homens com senso de humor, que também são fisicamente atraentes, são particularmente preferidos por elas.

LEIA MAIS: 9 sinais de que você está prejudicando o seu relacionamento

Primeira fase do Estudo

Com a participação de 162 mulheres com menos de 40 anos explorou o papel do humor em encontros rápidos simulados.

As participantes avaliaram seis homens usando imagens de rosto neutro e piadas variadas. Os resultados mostram que o humor influencia significativamente como as mulheres avaliam a atratividade e a simpatia de um potencial parceiro.

Fase 2 da pesquisa

Nessa etapa, o experimento envolveu 81 mulheres que avaliaram 8 homens em um cenário de encontros rápidos.

Cada homem foi associado a uma declaração que podia ser categorizada como engraçada ou não engraçada, apresentada às participantes em uma sequência aleatória e contrabalançada. Em cada simulação de encontro, os homens foram descritos como tendo compartilhado a piada ou declaração em questão.

Os resultados são reveladores. As participantes avaliaram cada piada e declaração em uma escala de 7 pontos, considerando não apenas o quão engraçada a piada era, mas também o sucesso do homem em namorar. Além disso, as avaliações abordaram outras qualidades importantes, como inteligência, capacidade de lidar com crianças e potencial de rendimento.

Fase 3

Envolvendo 109 mulheres, a pesquisa seguiu o mesmo modelo das duas investigações anteriores, colocando o humor em destaque durante encontros rápidos.

As participantes foram instadas a avaliar não apenas a piada apresentada e o sucesso do primeiro contato com o potencial parceiro, mas também o quão desejável consideravam o homem para um relacionamento a curto e longo prazo. Esta avaliação foi feita numa escala de 9 pontos.

Última Etapa

Incluindo 141 mulheres, neste processo do estudo, embora siga um esquema similar ao terceiro experimento, trouxe uma variável adicional: a atração física.

Utilizando imagens da Chicago Faces Database, os participantes foram apresentados com rostos de homens brancos, classificados como mais e menos atraentes, todos na faixa etária de 18 a 30 anos.

Durante o experimento, as participantes avaliaram dois homens atraentes contando piadas engraçadas, dois homens não atraentes com piadas engraçadas, dois homens atraentes contando piadas não engraçadas e dois homens não atraentes relatando piadas não engraçadas.

LEIA TAMBÉM: 7 indicativos de manipulação em um relacionamento

Conclusão da Pesquisa

A pesquisa, composta por quatro experimentos distintos, concluiu que uma demonstração bem-sucedida de humor é diretamente associada a percepções de simpatia e potencial para ser um bom parceiro.

Contrariamente, quando um homem tenta ser engraçado mas não consegue, essa tentativa falha não parece aumentar sua atratividade, sendo tão eficaz quanto uma declaração neutra. Isso apoia o chamado “modelo de indicador de interesse do humor”, sugerindo que o humor só é eficaz quando realmente atinge seu objetivo de provocar risos.

Além disso, os homens que são bem-sucedidos em ser engraçados são percebidos pelas mulheres como sendo mais inteligentes e com maior potencial de rendimento.

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então continue navegando pelo Rotas de Viagem!

Você pode gostar também