Estas são as 5 partes mais sujas do avião, segundo comissários de bordo
Da bandeja do avião à maçaneta, lugares para ficar de olho durante a viagem aérea
Mais de 112 milhões de passageiros viajaram de avião no Brasil em 2023, segundo reportagem da CNN. Somente em voos domésticos, foram 91,4 milhões de passageiros, número 11,2% superior do que em 2022. Ou seja, muita gente, né? E a gente sabe que, na prática, o intervalo entre um voo e outro não é lá tão grande, ao contrário das gigantescas aeronaves.
Então, será que dá tempo de limpar toda a sujeira que essa turma faz? Apesar da dedicação, não. Por isso, a própria tripulação revela quais são as partes mais sujas do avião.
Na verdade, existe uma equipe responsável pela limpeza da aeronave quando ela pousa. Entretanto, a mão de obra é escassa, assim como o tempo. Sobretudo em caso de atrasos! Logo, ainda que as pessoas trabalhadoras façam o maior esforço, é humanamente impossível deixar tudo altamente limpo.
LEIA MAIS: 9 filmes e séries para NÃO assistir antes de embarcar no avião
Sendo assim, sempre escapa algum detalhe, de tal forma que existem alguns lugares que é melhor evitar. Ou pelo menos usar álcool em gel depois de tocar.
As 5 partes mais sujas do avião
Os relatos abaixo constam em matéria da revista especializada Travel and Leisure, com base nas informações de comissários e comissárias de bordo.
Cartões de Instrução
Todo mundo recomenda que a gente leia as orientações de segurança daquele cartão que fica no bolso traseiro da poltrona à frente, né? Mas, embora traga informações importantes, este é, inegavelmente, um dos locais mais sujos do avião.
Ainda que, teoricamente, as mesas de bandeja sejam limpas, não dá tempo de limpar os cartões. Mesmo porque, geralmente, eles não estão sozinhos, ou seja, sempre há uma revista ou outro papel junto (logo, a falta de higiene se aplica a isso, também).
Então, não é para deixar de ler o que está lá – afinal, trata-se da sua segurança! Mas, depois de terminar de ler as instruções, passe álcool em gel nas mãos. E, quer tentar uma boa ação? Se tiver um lenço umedecido, limpe o cartão para se livrar dos germes.
O compartimento superior é uma das partes mais sujas do avião
Desse, ninguém escapa! Afinal, todo mundo precisa guardar suas malas de mão lá em cima, né? Portanto, tente limpar ou usar um pano para abrir os compartimentos superiores. Isso se dá tanto por serem tocados por muitas pessoas quanto raramente passarem por uma limpeza.
Mas, os cuidados não param por aí. Ao colocar a bagagem lá, limpe as mãos também com álcool em gel.
Mesas de bandeja
Vamos falar das mesas de bandeja? A gente usa não apenas no serviço de bordo, como também para suporte de leitura. E sempre tem aquela dúvida se deu tempo de limpar todos aqueles itens do avião inteiro, né?
O problema é que, embora a aeronave inteira esteja suja, os germes da bandeja são ainda mais preocupantes. Só para ilustrar, estudos já mostraram que os suportes carregavam oito vezes mais bactérias por centímetro quadrado do que o botão de ventilação aérea.
Sendo assim, é uma boa ideia limpar sua mesa de bandeja assim que entrar a bordo, especialmente antes de comer.
Uma das partes mais sujas do avião são as coberturas de assento
Ainda segundo os relatos, sem sempre dá para trocar ou limpar as coberturas de assento. A troca só se dá, geralmente, quando há avarias, por exemplo. Logo, não dá para ter a certeza de algo realmente higienizado.
Então, se não suporta a ideia de um assento nojento, há muitas capas descartáveis e reutilizáveis no mercado.
Maçanetas de banheiro
Não precisa nem falar muito, né? Ainda que os banheiros sejam limpos regularmente, as travas e maçanetas das portas não são. Curioso, né? Portanto, sempre use álcool em gel depois de sair.
E, como todo mundo passa por lá, aproveite para limpar qualquer superfície que, por ventura, tocar no avião. Seguro morreu de velho, né?
LEIA MAIS: 5 destinos mágicos que os viajantes não conseguem resistir
Dá para esquecer o gelo?
A gente já falou disso por aqui, mas não custa reforçar: pedir gelo no avião é uma das piores escolhas da viagem! A água potável em aviões é potencialmente insegura para os seres humanos. Logo, vale não pedir gelo e, também, café ou chá.
Em suma, na dúvida, leve sempre seu álcool em gel e lencinhos umedecidos na viagem, né?