Estas são as 10 cidades mais “bike-friendly” do mundo – Veja a lista!
Descubra as metrópoles que transformam suas ruas em ciclovias e incentivam uma vida mais saudável e sustentável aos seus cidadãos
Enquanto o mundo busca alternativas para reduzir as emissões de carbono, o amor pelas bicicletas ganha força, e algumas cidades se destacam por criar ambientes propícios para o uso desse meio de transporte. A seguradora digital Luko lançou a lista das cidades mais “bike-friendly”, analisando 90 delas globalmente.
Europa domina o ranking das cidades mais bike-friendly do mundo
As cidades da Europa dominam o ranking, e não é por acaso. Com excelentes ciclovias e condições climáticas favoráveis, essas metrópoles se tornaram o paraíso dos ciclistas. O Índice Global de Cidades Amigas de Bicicletas revelou que a Europa está à frente nesse movimento de transformação urbana.
LEIA MAIS: 7 atrações turísticas que não receberão visitas em 2024
Os EUA ficou fora do top 10. Enquanto os Estados Unidos buscam se adaptar a essa nova onda de mobilidade, o Velho Continente mostra como é possível integrar as bicicletas à vida urbana.
Com a necessidade de repensar a mobilidade urbana e reduzir a dependência de veículos motorizados, cidades em todo o mundo estão investindo na micromobilidade. Lojas de bicicletas pipocam, ciclovias se multiplicam, e empresas de compartilhamento de bicicletas se tornam cada vez mais comuns.
Top 10 das cidades mais bike-friendly
Utrecht, Países Baixos
Com uma infraestrutura impecável e condições climáticas favoráveis, Utrecht lidera o ranking. Mais da metade da população pedala diariamente, fazendo da cidade um exemplo de vida ativa e sustentável.
Münster, Alemanha
Com baixas taxas de acidentes letais e 39% da população optando pela bicicleta, Münster conquista o segundo lugar. Eventos regulares promovem a cultura do ciclismo na cidade.
Antuérpia, Bélgica
Apesar de não ter a melhor infraestrutura, Antuérpia se destaca por um sistema eficiente de compartilhamento de bikes e os “dias sem automóveis”.
Copenhagen, Dinamarca
Conhecida por sua segurança para os ciclistas, Copenhagen se destaca pelo baixo índice de roubo de bicicletas e também pelos “dias sem automóveis”.
Amsterdã, Países Baixos
Embora esperássemos vê-la no topo, Amsterdã enfrenta desafios de segurança, com 1000 acidentes por 100 mil ciclistas. No entanto, a cultura do ciclismo ainda prospera.
Malmö, Suécia
Com um índice baixo de mortalidade entre ciclistas, Malmö investe em infraestrutura e eventos regulares para promover o ciclismo na cidade.
Hangzhou, China
Única cidade não europeia no top 10, Hangzhou se destaca pelos 30% de ciclistas na população e boas pontuações em compartilhamento de bicicletas.
Berna, Suíça
Investindo em construções próprias para os ciclistas e também promovendo dias sem automóveis, Berna é reconhecida como uma cidade segura para ciclistas.
LEIA MAIS: Cape Tribulation: O que faz dessa praia uma das mais perigosa do mundo?
Bremen, Alemanha
A cidade conta com uma ótima geografia e excelentes ciclovias por toda a região. Bremen é a pioneira na construção de uma “zona de bicicletas” completa em Neustadt.
Hanôver, Alemanha
Outra cidade da Alemanha entra no top 10 pela qualidade das obras voltadas aos ciclistas e por incluir também os dias apenas com bikes.