Salário curto? Veja 6 estratégias que vão reduzir os seus gastos mensais!

Erros relacionados às finanças podem trazer sérios transtornos e dores de cabeça para várias pessoas.

Saúde mental e saúde financeira estão interligadas, e não é incomum que pessoas com problemas financeiros apresentem sintomas de ansiedade e depressão. Por isso, é importante conhecer dicas para reduzir gastos e afastar o medo de não conseguir pagar todas suas contas no fim do mês.

A seguir, veja algumas dicas para reduzir gastos e pense se você comete algum dos erros que o levam ao pagamento exagerado de juros e parcelas.

6 dicas para reduzir gastos

Reduzir uso de cartão de crédito

Fazer todo tipo de compra no cartão de crédito pode se tornar uma fonte de desequilíbrio financeiro. Isso acontece porque o crédito funciona como antecipação de um dinheiro que a pessoa ainda não tem.

Como consequência, se não houver previsão de renda para pagar a fatura, o atraso pode acarretar o pagamento de juros e outras multas. Por isso, prefira usar dinheiro, seja físico ou via PIX, para conseguir controlar melhor as entradas e saídas e comprar somente algo que você possa pagar.

LEIA MAIS: Fuja desses 4 deslizes e use seu cartão de crédito de forma inteligente

Evitar comprar produtos sem ter como pagar

Quem nunca sentiu vontade de comprar uma blusa, calça ou até um bem mais caro, como um carro, sem saber como iria pagar? Essa prática é prejudicial para suas finanças, porque qualquer desequilíbrio pode gerar endividamento ou inadimplência. O ideal é planejar as compras para evitar consumo compulsivo.

Por isso, antes de comprar algo, certifique-se que vai conseguir pagar. Da mesma maneira, se você não consegue fazer aulas de tênis ou golfe, prefira esportes mais em conta.

Não fazer pagamentos mínimos do cartão de crédito

O hábito de fazer pagamentos mínimos no cartão de crédito pode se tornar um pesadelo financeiro em virtude da alta taxa de juros cobrada pelos bancos quando há somente o pagamento mínimo da fatura.

Nesse sentido, prefira reduzir o uso do cartão de crédito e, quando usá-lo, pague a fatura completamente ou acima do mínimo e parcele o restante. Normalmente, os juros podem ser menores.

LEIA TAMBÉM: Cartão de Crédito CAIXA Tem: Sem anuidade e com muitos benefícios – Saiba mais!

Preparar comida em casa

Comer na rua todos os dias pode drenar sua renda, especialmente para pessoas que não possuem vale-alimentação. Por isso, prepare comida em casa e leve-a para o trabalho. A economia vai ser perceptível.

Reservar dinheiro

Pode ser difícil guardar dinheiro, mas esse é um hábito que você não vai se arrepender de adotar. Sua saúde mental agradece!

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.

Você pode gostar também