Essas 10 dicas vão ajudar seu bichinho a lidar com o barulho dos fogos

Sendo uma das épocas mais temidas do ano, separamos algumas dicas que podem ajudar você e seu cachorro contra o barulho da queima dos fogos no Réveillon

As festividades de fim de ano trazem consigo uma tradição que, embora encante os humanos, pode ser um verdadeiro pesadelo para os nossos amigos de quatro patas. Os fogos de artifício, tão comuns no Ano Novo, são uma fonte de estresse para muitos cães, pois sua sensibilidade auditiva é muito mais elevada que a nossa.

Se você deseja garantir que o seu animalzinho desfrute das festas tanto quanto você, aqui estão 10 dicas valiosas para protegê-lo do barulho ensurdecedor dos fogos de artifício.

10 dicas para proteger seu cão do barulho de fogos de artifício

1. Crie um ambiente seguro

Antes mesmo do início dos fogos, prepare um ambiente seguro para o seu cão. Escolha um local onde ele se sinta confortável, como um cantinho acolhedor com sua cama e brinquedos favoritos. Feche as cortinas para diminuir os flashes de luz e mantenha o ambiente o mais tranquilo possível.

LEIA MAIS: Cães carinhosos: 10 raças que conquistam corações pelo mundo!

2. Mantenha a calma

Os cães muitas vezes espelham as emoções de seus donos por serem muito sensíveis. Se você estiver tenso ou nervoso, seu cão pode perceber isso e ficar mais ansioso. Mantenha uma postura calma e tranquila para transmitir segurança ao seu amigão.

3. Distração com brinquedos

Dê brinquedos que possam entreter e distrair o seu cão durante a queima de fogos de artifício. Brinquedos recheados com petiscos ou ossos para mastigar podem ser uma ótima opção para mantê-lo ocupado e menos focado nos ruídos.

4. Use roupas calmantes ou coletes

Invista em roupas específicas para cães, como coletes com compressão leve. Essas peças podem criar uma sensação de segurança semelhante a um abraço, ajudando a acalmar a ansiedade do seu peludo.

5. Use coleira com identificação

Certifique-se de que seu cão está usando uma coleira com uma identificação atualizada. Em casos de pânico, os cães podem tentar fugir. Ter uma identificação com seu número de telefone pode ser mais fácil de encontrá-lo, caso isso aconteça.

6. Pratique exercícios com seu cachorro

Antes do início dos fogos de artifício, certifique-se de proporcionar uma boa dose de exercício ao seu cachorrinho. Um passeio mais longo ou alguns minutinhos extras de brincadeiras podem ajudar a reduzir a energia acumulada e, consequentemente, a ansiedade.

7. Coloque ruídos brancos

Durante a queima de fogos, crie uma atmosfera sonora mais tranquila. Músicas suaves ou ruídos brancos podem ajudar a disfarçar o som dos fogos e proporcionar um ambiente mais agradável para o seu cão.

8. Tenha um treinamento prévio

Seja esperto e trabalhe no treinamento do seu cachorro para acostumá-lo aos sons dos fogos de artifício. Use gravações ou vídeos para simular o barulho e, aos poucos, vá aumentando a exposição, recompensando o comportamento tranquilo com petiscos e carinho. Treine também comandos, para que a tarefa não se torne tão difícil quando for necessária.

LEIA MAIS: Qual o lugar mais sujo do quarto de hotel? Veja os cuidados a se tomar!

9. Evite reforçar o medo

Evite reforçar o medo do seu cão. Se ele buscar abrigo em um local específico, não o force a sair. Ofereça conforto, mas não exagere nas demonstrações de preocupação, para não reforçar a ideia de que há algo a temer.

10. Consulte um veterinário

Se a ansiedade do seu cão durante os fogos de artifício persistir, consulte um veterinário. Existem opções como medicamentos ou terapias comportamentais que podem ser recomendadas para ajudar a aliviar o estresse do seu pet.

Você pode gostar também