6 erros na rotina de beleza que colocam em risco a sua saúde
São práticas de cuidado pessoal com poder de se transformar em dor de cabeça.
Muitas pessoas não sabem, mas podem cometer erros que prejudicam a saúde da pele e deixam o corpo vulnerável à proliferação de bactérias e fungos, mesmo quando o hábito parece inofensivo.
Erros que prejudicam a saúde da pele
A rotina de cuidados com a beleza pode causar diferentes problemas de saúde, como câncer de pele, dermatites de contato, coceiras, foliculite e acne. Veja abaixo quais são os principais erros na rotina de cuidados que podem ocasionar problemas de saúde.
LEIA MAIS: Poder anti-idade: 3 alimentos que auxiliam contra o envelhecimento da pele!
Não remover a maquiagem antes de dormir
O acúmulo de maquiagem pode entupir os poros, aumentar a produção de cravos e causar problemas como acne. Por outro lado, não remover a maquiagem antes de dormir também prejudica a pele e favorece o envelhecimento precoce.
Compartilhar maquiagens e cosméticos
Maquiagens, pincéis e cosméticos como hidratantes e desodorantes são de uso pessoal. O mesmo se aplica a itens de higiene, como tesouras e alicates. O compartilhamento de maquiagens e pincéis aumenta as chances de desenvolver dermatites e infecções cutâneas.
Além disso, emprestar alicate e tesoura é perigoso, pois é possível transferir diferentes doenças, como o vírus da Hepatite C, em caso de contaminação.
Colocar cílios postiços
Para alongar os cílios, algumas mulheres recorrem às extensões de cílios, porém essa prática, além de causar conjuntivite, também está associada a lesões de córnea e queda dos cílios. Ardência e inflamações também são comuns devido à cola utilizada para fixar os fios.
Não usar protetor solar
O uso diário de protetor solar protege a pele contra os raios UVA e UVB, evitando manchas, envelhecimento precoce, além de assaduras e queimaduras causadas pelo sol, bem como o câncer de pele.
Usar produtos vencidos
Lápis de olho vencido pode causar conjuntivite, enquanto pó compacto, base e corretivos vencidos estão relacionados a casos de dermatites e infecções, como a demodicose, uma infestação de ácaros no corpo.
LEIA TAMBÉM: Repelentes caseiros: 4 opções que você provavelmente já tem em casa!
Alongamentos de unha
A prática cada vez mais comum de alongamento de unhas precisa ser feita com cuidado e muita higiene, independentemente de ser de fibra de vidro ou gel. Isso ocorre porque, além de causar possíveis inchaços nas unhas, os alongamentos criam ambientes propícios para o surgimento de fungos e bactérias, que podem causar infecções.
Gostou desse conteúdo e quer ver outros como este? Selecione a opção “Seguir” no Google Notícias e fique por dentro de todas as novidades do Rotas de Viagem em seu smartphone!