Evite estes três erros ao cuidar das suas suculentas em casa!

Cuidar de plantas pode parecer bem fácil e genérico, principalmente com as suculentas, mas é aí que você se engana, por isso separamos alguns equívocos dos cuidados com essa espécie.

Por serem plantas de baixa manutenção e bonitas para decoração, as suculentas são a principal escolha para a composição de jardins internos e externos das pessoas. No entanto, mesmo sendo fáceis de lidar, elas requerem cuidados e conhecimentos sobre seu manuseio para que não acabem murchando e desgastando devido a erros cometidos sem perceber.

Por isso, listamos a seguir os equívocos mais comuns durante o cuidado com essas plantinhas. Confira alguns deles:

Erros com as suculentas

Confira agora quais são os mais comuns:

Regar em excesso

Principalmente os jardineiros de primeira viagem têm a ideia de que as plantas precisam ser regadas diariamente e não percebem que estão prejudicando as suculentas. Por exemplo, as suculentas só precisam ser regadas cerca de três vezes por mês, já que elas armazenam água em suas folhas, o que as torna ideais para pessoas com uma vida corrida.

Essa necessidade de rega também varia de acordo com a estação, sendo necessário regar menos no inverno do que no verão; aproximadamente a metade da quantidade. Portanto, é importante ficar atento à condição do solo da sua suculenta, pois se as raízes ficarem muito molhadas, elas podem apodrecer e morrer.

LEIA MAIS:

Falta ou excesso de luz

As suculentas são plantas que toleram bem o sol e precisam de luz diária, mas não em excesso. Portanto, colocá-las em ambientes sem acesso à luz, como banheiros sem janelas, é tão prejudicial quanto expô-las ao sol direto o dia todo.

É importante observar a luminosidade do local onde você pretende colocar a sua suculenta, garantindo que ela receba a quantidade adequada de luz diariamente.

Vasos inapropriados

Assim como mencionado anteriormente, as raízes das suculentas não devem ficar encharcadas. Por isso, os recipientes nos quais são plantadas devem ter pelo menos um orifício de drenagem para permitir a saída do excesso de água. Para evitar bagunça, você pode colocar um pratinho abaixo do vaso de cerâmica, combinando assim com a decoração do ambiente.

Gostou deste conteúdo? Para ter acesso a muitos outros semelhantes, clique aqui, selecione “✩ Seguir” e receba todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também