Edital oferece oportunidade a brasileiros com bolsas de doutorado-sanduíche no exterior

Benefícios e requisitos do programa de doutorado-sanduíche.

O edital nº 30/2023 recém-lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) abriu oportunidades para estudantes de doutorado no Brasil.

O programa oferece 1.518 bolsas de estudo para o doutorado-sanduíche no exterior, modalidade na qual os alunos regularmente matriculados em cursos de doutorado no Brasil podem fazer parte do curso em instituição no exterior. Nessa modalidade, os discentes têm a obrigação de retornar ao Brasil após a finalização da bolsa, para efetuar a integralização de créditos e a fazer a defesa da tese.

Os alunos têm até 6 de dezembro para serem selecionados por suas instituições de ensino.

Como participar

Os interessados selecionados por suas instituições devem apresentar suas candidaturas entre os dias 7 e 18 de dezembro através do Sistema de Inscrições da CAPES. Para serem elegíveis, os candidatos precisam ser brasileiros natos ou estrangeiros com visto de estudante ou autorização de residência no Brasil.

Além disso, não podem possuir o título de doutor e devem estar matriculados em um curso de doutorado com nota mínima quatro, sem débitos com a CAPES ou órgãos governamentais.

As Pró-Reitorias de Pós-Graduação das universidades têm de 19 a 22 de dezembro para validar as candidaturas. A lista dos aprovados será divulgada após 27 de dezembro. As atividades de estudo no exterior devem começar entre abril e junho de 2024.

Condições e apoio financeiro

As bolsas incluem mensalidade, auxílio para deslocamento, instalação, seguro-saúde e, em alguns casos, um adicional por localidade.

A duração das bolsas varia entre três (mínimo) e seis meses (máximo), oferecendo um suporte amplo aos doutorandos brasileiros para enriquecer sua formação acadêmica e pesquisa no ambiente internacional.

Consulte o edital para saber os detalhes do programa.

Você pode gostar também