E se um aviĆ£o precisar pousar durante o voo no meio do Oceano? Entenda o que acontece!
JĆ” se perguntou o que acontece caso um aviĆ£o precisar fazer um pouco de emergĆŖncia enquanto estĆ” no meio do oceano? Poderemos acabar com essa questĆ£o!
Com certeza vocĆŖ jĆ” ouviu falar que o aviĆ£o Ć© frequentemente considerado um dos meios de transporte mais seguros. No entanto, acidentes podem ocorrer. Em voos transcontinentais, onde as aeronaves cruzam longas distĆ¢ncias oceĆ¢nicas por horas a fio, a possibilidade de ocorrer uma emergĆŖncia nos faz questionar sobre as medidas tomadas nessas situaƧƵes.
Mas a verdade Ć© que, durante a viagem, a aeronave nĆ£o fica tĆ£o longe assim de um aeroporto, de modo que pode encontrar um local alternativo para pouso emergencial em poucas horas (geralmente, nĆ£o mais que 2h), caso seja necessĆ”rio.
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O que acontece durante uma emergĆŖncia em um voo no meio do oceano?
Vamos imaginar um voo entre SĆ£o Paulo e Londres. Quando surge uma emergĆŖncia nesse trajeto, a aeronave estĆ”, no mĆ”ximo, a duas ou trĆŖs horas de distĆ¢ncia de um aeroporto onde Ć© possĆvel fazer um pouso. Esses voos partem do territĆ³rio brasileiro, frequentemente de Fortaleza. Um local alternativo de pouso, no meio do oceano, Ć© a Ilha do Sal, em Cabo Verde.
A viagem atĆ© lĆ” leva aproximadamente quatro horas a partir de Fortaleza, colocando o aviĆ£o a duas horas de distĆ¢ncia de um pouso seguro, caso haja uma falha em um dos motores. Depois de passar pela Ilha do Sal, o aviĆ£o continua seu voo sobre o oceano prĆ³ximo Ć costa da Ćfrica e Europa, reduzindo ainda mais o tempo necessĆ”rio para chegar a um aeroporto acessĆvel.
Quais os tipos mais comuns de emergĆŖncias?
Falha de motor? Defeito na asa do aviĆ£o? Problemas nos sensores? NĆ£o. Por incrĆvel que pareƧa, segundo levantamento do site Global Incident Map, um dos motivos que mais levam aeronaves a realizarem pousos de emergĆŖncia sĆ£o cheiros fortes na cabine ou problemas nos banheiros do aviĆ£o.
Qual Ć© o assento mais seguro para escolher ao comprar a passagem?
AlĆ©m das preocupaƧƵes com os procedimentos de emergĆŖncia, muitos viajantes se questionam sobre qual assento seria o mais seguro em uma situaĆ§Ć£o crĆtica.
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De acordo com anĆ”lises da revista Time, com base no Banco de Dados de Acidentes de Aeronaves da Federal Aviation Administration (FAA), passageiros sentados na parte de trĆ”s do aviĆ£o apresentam uma taxa de mortalidade de 32% em acidentes desse tipo.
Essa taxa diminui para 28% para aqueles que estĆ£o nos assentos do meio do aviĆ£o, prĆ³ximos Ć parte de trĆ”s. JĆ” os passageiros no terƧo mĆ©dio da aeronave tĆŖm uma taxa de mortalidade de 39%. Aqueles que optam por assentos no corredor ou no terƧo da frente apresentam uma taxa de mortalidade de 44%, enquanto os lugares no terƧo dianteiro registram uma taxa de 38%.