O que fazer se esquecer o dinheiro do pedágio? E o que não fazer de maneira alguma!
Veja como contornar essa situação sem sofrer nenhuma penalidade!
Atualmente poucos pedágios aceitam cartões de crédito, débito ou Pix. O sistema, que não se atualizou com o tempo, sobrevive em sua maioria com cédulas e moedas. Essa única forma de pagamento muitas vezes pega os motoristas de surpresa.
Desse modo, se você já se perguntou o que fazer em situações em que não possui “dinheiro vivo” para realizar o pagamento do pedágio, conheça agora o que fazer e o que não fazer nessa hora!
Não fuja do pedágio!
A evasão é quando o motorista atravessa o pedágio de forma ilegal para não efetuar o pagamento, normalmente passando junto com o carro da frente, ou pior, acelerando sobre a cancela. Ainda há aqueles motoristas que aproveitam da abertura de pagamentos automáticos, e assim, passam pelo portal, mesmo sem possuir o direito.
De toda forma, essa evasão vai contra o Código de Trânsito Brasileiro, mais especificamente o artigo 209, considerado o ato como uma infração grave, com multa de R$195,23 e 5 pontos na carteira do motorista.
Assim, caso algum Policial Rodoviário Federal ou funcionários do pedágio parme o carro, há a ocorrência do registro da multa na hora. Também é possível receber uma notificação através do endereço que consta no documento do veículo, sendo flagrado pelas câmeras do local.
A melhor forma de agir quando esquecer o dinheiro do pedágio
Não é necessário ter vergonha, pois acredite, isso acontece mais vezes do que você imagina. É só explicar a situação para o funcionário da cabine, que ele irá te direcionar para estacionar o carro em um local específico. Nenhuma taxa se cobrará por esse procedimento.
Em seguida, um funcionário do pedágio irá preencher um formulário com os dados do condutor e do veículo, e o preço da tarifa que deveria ser paga. Você terá até 5 dias para realizar o pagamento pessoalmente em seu banco (não é válido internet banking, aplicativos e caixas eletrônicos).
Após os 5 dias, caso ainda o valor não seja pago, então haverá a aplicação da multa de evasão e os pontos na carteira.
Outras matérias como essa, você encontra aqui no Rotas de Viagem!