Não consegue sair da cama de manhã? Você pode estar sofrendo de “dysania”; entenda!
Embora seja comum sentir sonolência pela manhã, algumas pessoas experimentam um nível de cansaço que as impede de se levantar! Confira!
Você tem dificuldade para sair da cama de manhã, mesmo depois de uma noite inteira de sono? Você aperta repetidamente o botão de soneca ou sente que precisa de várias xícaras de café apenas para funcionar? Se sim, você pode estar experimentando dysania.
Dysania é uma condição que afeta a capacidade de uma pessoa de sair da cama pela manhã. Está associada a sentimentos de cansaço, letargia e falta geral de energia. Pessoas com disania também podem ter dificuldade de concentração, irritabilidade e mudanças de humor.
Embora a dysania não seja uma condição médica reconhecida, é um termo que ganhou popularidade nos últimos anos à medida que mais pessoas lutam para levantar pela manhã. Acredita-se que esteja relacionada a uma variedade de fatores, incluindo má qualidade do sono, estresse, depressão e ansiedade.
Sintomas da Dysania
Um dos principais sintomas da dysania é sentir-se sobrecarregado pela ideia de começar o dia, o que pode ser especialmente problemático para pessoas com agendas ocupadas ou empregos exigentes. Isso pode levar a sentimentos de frustração, culpa e até mesmo vergonha por não conseguir levantar e começar o dia como todos os outros.
LEIA MAIS:
- 5 hábitos comuns que destroem a qualidade do seu sono
- De stress a queda de cabelo: Veja 5 efeitos indesejados da falta de sono!
Caso esteja enfrentando a dysania, há algumas medidas que podem ser tomadas para melhorar seus sintomas. Uma das medidas mais importantes é aprimorar a qualidade do seu sono. Isso envolve estabelecer um horário regular para dormir, evitar cafeína e álcool à noite e desenvolver uma rotina relaxante antes de se deitar.
Praticar atividades e exercícios físicos pode aumentar os níveis de energia e melhorar a qualidade do sono. É possível realizar algo tão simples como uma curta caminhada ou praticar ioga suave pela manhã.
Se você continuar a lutar contra a dysania apesar dessas mudanças, pode valer a pena conversar com um profissional de saúde. Eles podem ajudar a descartar quaisquer condições médicas subjacentes e podem ser capazes de fornecer suporte adicional e opções de tratamento.
Caso você tenha se interessado pelas informações contidas neste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!