Dicas de ouro para evitar assaltos em suas viagens, segundo especialista
Descubra as táticas utilizadas pelos assaltantes em pontos turísticos da Itália. Proteja seus objetos pessoais seguindo as dicas de segurança compartilhadas por um ator profissional
Um dos maiores desafios quando chega o momento de realizar uma viagem é a preocupação com a segurança do seu celular, carteira, bolsa e outros pertences em pontos turísticos da região.
Lee Thompson, ator profissional e membro do Círculo Mágico, compartilhou com o The Telegraph algumas dicas muito úteis sobre as táticas utilizadas pelos ladrões enquanto interpretava um desses criminosos nas ruas.
LEIA MAIS: Roubos inusitados em hotéis: 5 histórias surpreendentes
Ele deixa bem claro que ninguém está livre das investidas dos assaltantes e todos são vítimas em potencial.
O levantamento de dados da Quotezone, um site de comparação de seguros, detalhou que a Itália está no topo da lista quando o assunto são relatos de furtos por parte dos turistas.
Alguns dos pontos mais famosos como O Coliseu e a Fonte de Trevi têm sido alvo dos criminosos e tornaram-se pontos críticos.
Entenda como os criminosos agem no momento de um roubo
Estar atento é uma regra para se defender, Thompson explica que os ladrões geralmente atacam quando os turistas estão desatentos, principalmente quando deixam objetos de valor desprotegidos.
Eles estão buscando vítimas que pareçam vulneráveis, independente da classe social. Quando for visitar pontos turísticos, é melhor não usar joias caras ou outros acessórios de luxo que chamem a atenção, assim como as sacolas das lojas que acabou de fazer compras.
Os criminosos em sua maioria estão em áreas com uma alta taxa de turistas, jogos, mercados e até centros esportivos. Locais de alta movimentação se tornam zonas perigosas, onde eles podem agir sozinhos ou até em grupos.
Todo turista ama levar uma lembrança para casa, seja um objeto para decorar a casa ou até mesmo uma peça de roupa. Por esse motivo, as lojas são os alvos mais fáceis para os assaltantes, onde as pessoas passam mais tempo admirando os produtos nas vitrines e estão sempre carregando algo de valor, como muito dinheiro ou uma compra cara.
Outro alerta de Thompson é em relação aos “estranhos amigáveis”. Interagir com a população local é uma ótima forma de aproveitar sua viagem, mas esteja sempre atento com essas aproximações repentinas. Os bandidos usam essa técnica para distrair a vítima e furtar seus objetos.
Também não se engane com pessoas que já chegam te abraçando. Muitos criminosos utilizam essa ação para quebrar a guarda do turista e levar suas carteiras.
Algumas precauções podem evitar a ação dos assaltantes
No momento em que você decidir sair para conhecer a cidade, é sempre bom se prevenir com alguns cuidados. Para minimizar as chances de ser roubado, Thompson recomenda que você deixe seus objetos de valor guardados no cofre do hotel.
Ele também recomenda usar uma pochete para guardar dinheiro. Usar esse item ou andar sempre com sua carteira no bolso da frente evita que você seja furtado por trás. E nada de carregar muito dinheiro!
Outro conselho é estar sempre de olho no movimento ao seu redor, esteja vigilante a todo momento, e se por ventura suspeitar que tem alguém te seguindo ou que alguém irá te assaltar, mude sua rota e entre em alguma loja ou qualquer estabelecimento que pareça seguro.
LEIA MAIS: 6 bebidas que você nunca deveria pedir em um voo
Os bandidos não querem vítimas consideradas difíceis, então é bem provável que desistam da tentativa.
Se infelizmente você for roubado, corra até a polícia e realize uma denúncia. Garanta que seus cartões estejam protegidos informando para seus bancos sobre a situação de roubo.
Thompson deixa bem claro que você não deve se arriscar pelos seus bens materiais, evite reagir durante os assaltos. Na maioria das vezes, eles desistem em caso de resistência, mas não deixe sua vida na mão de um criminoso.