Deseja viver mais? Adicione estes 6 hábitos da alimentação japonesa em sua rotina!

Expectativa de vida no Japão é de 84 anos e centenas de idosos vivem mais de 100 anos.

Além das práticas culturais e sociais de convívio com outras pessoas e realização de atividades físicas, a alimentação japonesa e longevidade são fatores interligados. Logo, podem contribuir para uma população mais saudável, com baixos índices de obesidade e alta expectativa de vida.

A alimentação pode aumentar sua expectativa de vida?

Se você está interessado em viver mais e pensa em mudar a própria alimentação, saiba quais são os 6 segredos da cultura japonesa para comer bem e viver mais.

Consumo de peixes ricos em ômega-3

Atum, salmão e tilápia são peixes comuns na alimentação japonesa, e funcionam como importantes aliados na manutenção da saúde cardiovascular e redução do risco de desenvolver doenças crônicas.

Do mesmo modo, considerados alimentos básicos, os peixes ricos em ômega-3 também melhoram a saúde cerebral, com impactos positivos na memória e bom humor.

LEIA MAIS: Os 10 desafios mais enfrentados por turistas ao explorar o Japão – Veja a lista!

Alimentação rica em folhas

As algas e vegetais servidos com as porções de comida são uma das marcas da culinária japonesa. Alta ingestão de fibras, nutrientes e vitaminas é um dos benefícios do consumo de folhas.

Inclusive, por consumir alimentos com baixas calorias, o Japão é o país com um dos menores índices de obesidade, são apenas 3,7% de pessoas obesas entre a população adulta.

Pequenas porções

Enquanto os países ocidentais costumam consumir grandes quantidades de comida, no Japão, as porções são menores e há equilíbrio na hora de se alimentar.

Do mesmo modo, os japoneses evitam comer demais e preferem ficar satisfeitos sem pesar a barriga.

Baixo consumo de alimentos processados

Embora o consumo de fast-food seja realidade em quase todos os lugares do mundo, a alimentação japonesa prioriza alimentos naturais.

Variedade de alimentos

Folhas, verduras, diferentes tipos de proteínas e carboidratos complexos estão presentes na alimentação japonesa, que dá prioridade a produtos da estação para ter preparações sempre frescas e com baixo impacto ambiental.

LEIA TAMBÉM: 8 curiosidades peculiares (ou fascinantes) que são culturalmente aceitas no Japão

Hábito de beber chá-verde

Consumir chás apresenta inúmeros benefícios para o organismo, em razão dos antioxidantes presentes nas folhas. No Japão, o chá predileto é o verde, que faz parte da rotina dos habitantes e atua na melhora da saúde do coração e pode reduzir o risco de desenvolver câncer.

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.

Você pode gostar também