Sul-coreanos ficaram um ano mais jovens na Ășltima semana – Entenda!

O paĂ­s optou por adotar a tradicional "idade internacional", colocando um fim a anos de debate sobre os problemas ocasionados pelo antigo sistema.

A Coreia do Sul implementou uma mudança significativa no sistema de contagem de idade, que resultarå em todos os sul-coreanos ficando um ano mais jovens. Vamos descobrir como essa nova medida irå impactar a vida dos cidadãos do país.

Uma revolução na contagem de idade

A partir de agora, todos os cidadãos sul-coreanos terão sua idade reduzida em um ano. Essa mudança ocorre devido à implementação de um novo sistema de contagem de idade baseado em normas internacionais.

Anteriormente, a Coreia do Sul utilizava trĂȘs sistemas distintos, sendo a “idade coreana” o mais adotado pela população.

LEIA MAIS: 5 alimentos que aceleram o envelhecimento da pele

No sistema de contagem de idade coreano, uma pessoa jå tem um ano no momento do nascimento e acrescenta mais um ano no Ano Novo. O presidente Yoon Suk Yeol, eleito no ano passado, implementou essa mudança com o objetivo de eliminar a confusão em relação à idade e alinhar-se aos padrÔes internacionais.

Anteriormente, essa forma de medição era amplamente utilizada em diversos contextos sociais e no ambiente de trabalho, onde a hierarquia de idade era considerada relevante. Mais de 80% dos sul-coreanos apoiaram a unificação do sistema de contagem, demonstrando a importùncia dessa medida para a sociedade.

É importante ressaltar que os sul-coreanos não precisarão atualizar seus documentos de identidade, pois a idade utilizada em formulários governamentais, aposentadoria, pensão e votação já está baseada no sistema internacional.

No entanto, o serviço militar obrigatório e as admissÔes escolares seguirão a idade civil, que leva em consideração o ano de nascimento.

LEIA MAIS: 7 fatores que envelhecem seu cérebro mais råpido do que deveria!

Impactos da mudança

Durante uma entrevista coletiva na Ășltima segunda-feira, Lee Wan-kyu, Ministro de Legislação Governamental, afirmou que a padronização das idades irĂĄ diminuir diversas confusĂ”es e disputas sociais.

A lei, aprovada pelo Parlamento da Coreia do Sul em dezembro passado, tambĂ©m tem como objetivo “reduzir consideravelmente os custos sociais desnecessĂĄrios decorrentes do uso de padrĂ”es de idade mistos”, declarou Lee. Ele enfatizou que essa foi uma promessa importante feita pelo presidente Yoon Suk-yeol, que assumiu o cargo em maio passado.

VocĂȘ pode gostar tambĂ©m