Conheça os 10 parques nacionais mais visitados do Brasil

O Parque da Tijuca, por exemplo, recebeu mais de 4 milhões de visitantes somente em 2023

Você já teve a oportunidade de visitar um parque nacional? Se ainda não teve, deveria! Trata-se de uma experiência incrível de contato com a natureza e, sobretudo, conhecimento sobre nossa biodiversidade. Felizmente, existe uma tendência em conhecer essas riquezas mais de perto.

Prova disso é o levantamento do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICBio). A entidade cuida da gestão das unidades federais e, recentemente, divulgou quais os 10 parques nacionais mais visitados do Brasil.

Booking.com

Só para ter uma ideia, mais de 11,8 milhões de pessoas visitaram nossos parques no ano passado. Isso representa um aumento de 15% em comparação a 2022. O que isso significa? Um apreço pelo turismo de natureza, o que nem é de surpreender tanto. Afinal, vivemos em um país extremamente rico em fauna e flora, por isso, chega a ser imperativo que o ecoturismo tenha tanto destaque.

LEIA MAIS: Encontre seus destinos mais rapidamente com este recurso do Google Maps

Então, vamos ver quais são os campeões dessa lista?

Quantos parques nacionais existem no Brasil?

Antes de tudo, você sabe o que são os parques nacionais? Trata-se de áreas protegidas cujo objetivo principal é a conservação da natureza e a promoção da pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico. Atualmente, o Brasil conta com mais de 70 parques nacionais que, como aponta portal do Senado Federal, somam 267 mil km² de área protegida.

Parque Nacional da Tijuca é um dos parques nacionais mais visitados do Brasil

O Parque Nacional da Tijuca, localizado no Rio de Janeiro, recebeu mais de 4,4 milhões de visitantes no ano passado. Assim, ficou em primeiro lugar na lista. Fundado em 1961, é um verdadeiro oásis verde no meio da metrópole carioca, abrangendo 3.300 hectares de Mata Atlântica. Uma das maiores áreas verdes urbanas do mundo, tem mirantes, cachoeiras, trilhas e atrações muito famosas. Por exemplo:

  • Cristo Redentor
  • vista panorâmica do Mirante Dona Marta
  • Pico da Tijuca
  • Parque Lage

O parque, a propósito, é um exemplo de recuperação ambiental, pois seu replantio se deu após anos de desmatamento para plantações de café.

Parque Nacional do Iguaçu

Fundado em 1939, o Parque Nacional do Iguaçu é famoso mundialmente pelas impressionantes Cataratas do Iguaçu. Localizado na fronteira entre Brasil e Argentina, o parque é Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Mas, além das quedas, abriga uma rica fauna e flora. Por exemplo, os curiosos quatis que recebem os visitantes logo no começo das trilhas (só não tente passar a mão deles, do contrário, leva uma mordida daquelas!).

Aliás, estas trilhas permitem observação de outros animais e chegar bem pertinho da água (com toda a segurança, claro). Por fim, há a possibilidade de praticar esportes de aventura. Uma dica é participar do Macuco Safari, que organiza passeios de barco às cachoeiras. Ah, no ano passado, 1,8 milhão de pessoas visitaram o parque.

Parque Nacional de Jericoacoara

Pedra Furada, ponto turístico de Jericoacoara

O Parque Nacional de Jericoacoara também é um dos parques nacionais mais visitados do Brasil. Criado em 2002, tem, entre seus cartões postais, as dunas, praias paradisíacas como a Praia de Jericoacoara, e a famosa Pedra Furada. O parque está localizado no Ceará e é um destino popular para esportes de vento, como kitesurf e windsurf, além de ser um excelente local para assistir ao pôr do sol.

No ano passado, 1,4 milhão de pessoas foram ver isso de pertinho.

Parque Nacional da Serra da Bocaina

Parque Nacional da Serra da Bocaina

Localizado entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o Parque Nacional da Serra da Bocaina foi criado em 1971. Dono de uma rica biodiversidade, reúne inclusive várias espécies endêmicas. Além disso, encanta com as paisagens que incluem cachoeiras, como a Cachoeira dos Veados, e trilhas históricas, como o Caminho do Ouro.

Um dos parques nacionais mais visitados do Brasil é o de Fernando de Noronha

O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha é um arquipélago vulcânico situado no Atlântico. Criado em 1988, é um dos locais de mergulho mais espetaculares do mundo, com águas cristalinas e uma vida marinha diversificada. Só para exemplificar, há desde tubarões a tartarugas, passando, claro, pelos simpáticos golfinhos.

As praias, como a Baía do Sancho, frequentemente aparecem nas listas das mais belas do mundo. Em 2023, foram mais de 618 visitantes. Mas, vale lembrar que a entrada no arquipélago é controlada justamente para evitar sua degradação.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, como todo mundo sabe, é famoso por suas vastas dunas de areia branca e lagoas de água doce que se formam durante a temporada de chuvas. Criado em 1981, oferece uma paisagem única que parece mais um deserto. No entanto, com a peculiaridade de estar localizado no nordeste tropical do Brasil. No ano passado, recebeu mais de 408 mil visitantes.

Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal

Também entre os parques nacionais mais visitados do Brasil, o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal é onde, a princípio, os portugueses avistaram pela primeira vez o território brasileiro, em 1500. Criado em 1961, é importante tanto por sua biodiversidade quanto por seu significado histórico.

Parque Nacional de Brasília

Conhecido como Água Mineral, o Parque Nacional de Brasília foi criado em 1961 para proteger as bacias hidrográficas que abastecem a região. Sem falar que é um refúgio para a população da capital federal, oferecendo trilhas, piscinas naturais e uma rica fauna e flora. Em 2023, foi o destino de mais de 300 mil pessoas.

Parque Nacional de Ubajara também entre os parques nacionais mais visitados

Parque Nacional de Ubajara

O Parque Nacional de Ubajara fica no Ceará e foi criado em 1959. Uma de suas principais atrações, sem dúvidas, é a Gruta de Ubajara, acessível por um teleférico que oferece vistas deslumbrantes. Contudo, a unidade também possui trilhas ecológicas, cachoeiras e uma diversidade de ambientes que vão desde a caatinga até a floresta tropical. Por isso, recebeu quase 211 mil visitantes no ano passado.

LEIA MAIS: Tesouros escondidos da Itália: 6 destinos fascinantes

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Por fim, criado em 1939, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é conhecido pela formação rochosa Dedo de Deus, além de trilhas desafiadoras, como a Travessia Petrópolis-Teresópolis. Não à toa, é um destino popular para montanhistas e amantes da natureza devido à sua beleza cênica e biodiversidade.

Então, qual (ou quais) de nossos parques nacionais caiu no seu encanto e já entrou na sua listinha de viagens?

Você pode gostar também