Na aparentemente tranquila aldeia de Nagoro, no JapĆ£o, algo peculiar estĆ” acontecendo. Ć primeira vista, parece apenas um tĆpico vilarejo rural, com moradores mais velhos cuidando de seus jardins e o som dos pĆ”ssaros ao fundo.
No entanto, ao observar com mais atenĆ§Ć£o, fica evidente que algo estĆ” fora do comum: a maioria das “pessoas” nĆ£o Ć© real. Este Ć© o intrigante universo dos espantalhos em tamanho real de Nagoro.
ConheƧa a histĆ³ria por trĆ”s da Vila dos Espantalhos
Tsukimi Ayano, uma artesĆ£ de 75 anos, Ć© a criadora dessa tradiĆ§Ć£o Ćŗnica. ApĆ³s passar dĆ©cadas vivendo em Osaka, ela retornou a Nagoro em 2002 e encontrou uma aldeia quase deserta.
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Dos mais de 300 moradores que lĆ” viviam, restavam apenas 30. Assim, determinada a trazer vitalidade Ć sua terra natal, Ayano teve a ideia de confeccionar espantalhos para preencher o vazio deixado pela saĆda dos antigos habitantes.
O projeto comeƧou de forma simples, com um Ćŗnico espantalho, feito para proteger sua horta e inspirado na aparĆŖncia de seu falecido pai. PorĆ©m, a semelhanƧa era tamanha que os vizinhos confundiram o boneco com uma pessoa real.
Desde entĆ£o, Ayano mergulhou em um projeto criativo, confeccionando figuras que representavam os antigos moradores da aldeia.
Uma vila transformada pelos bonecos
Com o passar dos anos, Nagoro deixou de ser apenas uma aldeia isolada e se tornou uma atraĆ§Ć£o turĆstica conhecida como a Vila dos Espantalhos. Mais de 400 dessas figuras estĆ£o espalhadas pela localidade, cada uma com sua prĆ³pria histĆ³ria e personalidade, tornando o vilarejo um espaƧo onde o passado e o presente se encontram de forma poĆ©tica.
Os espantalhos sĆ£o feitos manualmente por Ayano, utilizando materiais simples como palha, tecido, jornais e roupas usadas. Cada boneco demanda cerca de trĆŖs dias de trabalho, com atenĆ§Ć£o especial aos detalhes, principalmente na criaĆ§Ć£o de expressƵes faciais realistas.
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Uma resposta ao despovoamento e Ć solidĆ£o
A histĆ³ria dos espantalhos de Nagoro reflete um fenĆ“meno mais amplo que afeta o JapĆ£o e outras regiƵes do mundo: o declĆnio demogrĆ”fico e o ĆŖxodo de jovens das Ć”reas rurais para os grandes centros urbanos. Com isso, muitas comunidades enfrentam dificuldades para preservar sua identidade e manter a vitalidade local.
Para Ayano, os espantalhos nĆ£o sĆ£o apenas substitutos para os moradores que partiram, mas tambĆ©m uma forma de preservar a memĆ³ria daqueles que jĆ” se foram. Cada boneco Ć© uma conexĆ£o com o passado e uma maneira de enfrentar a solidĆ£o que circunda a aldeia.