Conheça Modena: um breve passeio pela cidade da Ferrari, na Itália!

O filme chega aos cinemas em dezembro e desperta a admiração pela cidade onde o criador da Ferrari nasceu

O novo filme sobre Enzo Ferrari, o homem por trás dos carros, sairá no Brasil no dia 8 de fevereiro de 2024. E, além da ansiedade pelo roteiro em si, surge a curiosidade (e admiração) pela cidade-sede da marca: Modena. Então, embarque com a gente em um passeio pela cidade da Ferrari e entre no clima da superprodução.

Onde fica a Cidade da Ferrari?

A Casa da Ferrari fica no norte da Itália, mais precisamente na região de Emilia-Romagna, a 60km de Parma e Bolonha. Embora não tenha aeroporto, fica perto de cidades que recebem voos nacionais e internacionais. Por exemplo:

  • Bolonha: fica a apenas 20 minutos de trem, inclusive
  • Milão
  • Veneza

Além do trem, também dá para ir, a partir delas, de carro para a cidade da Ferrari.

O que fazer em Modena?

Antes de mais nada, vamos ressaltar que Modena não é, apenas, casa da Ferrari. Pelo contrário, outras grandes marcas também nasceram ali, como Maserati e Lamborghini. Ou seja, uma verdadeira meca do setor automotivo.

E, ainda, para os amantes da ópera. Afinal, um de seus grandes ídolos nasceu ali: Luciano Pavarotti. Sendo assim, coisas a fazer em Modena, não faltam. Só para exemplificar:

Museu Enzo Ferrari

Já que estamos falando da cidade da Ferrari, não dá para deixar o santuário de seu criador de fora, né? O Museu Enzo Ferrari abrange a casa onde ele nasceu, modelos da marca (novos e antigos), além da própria história do homem e da marca. Por fim, há uma linha que leva as pessoas até o Museu da Ferrari.

Centro histórico da cidade da Ferrari

Piazza Grande

Compacto, o centro histórico de Modena é fácil de explorar. Tanto que dá para passear pelas ruelas e ver os prédios em uma tarde só. Entre os principais pontos desta zona da cidade da Ferrari temos, por exemplo:

  • Piazza della Pomposa
  • Piazza Grande
  • Catedral
  • Torre Ghirlandina

Mercato Albinelli

Construído em 1931, o Mercado Albinelli é um dos mais marcantes edifícios da cidade da Ferrari. Coberto de história, comercializa uma variedade de produtos, desde legumes e frutas a especialidades regionais.

Casa do Luciano Pavarotti

Da mesma forma que a casa de Enzo Ferrari virou museu, o local onde viveu o ícone da ópera italiana é ponto de visitação. A Casa Museu Luciano Pavarotti abriga objetos pessoais, fotos, vídeos, roupas com as quais ele se apresentou, entre outros itens.

Quando é melhor visitar a Cidade da Ferrari?

Sabia que, diferente de outras cidades europeias, Modena não tem um clima de extremos? Ou seja, não há calor extremo ou um inverno super rigoroso. Deste modo, dá para visitar a cidade da Ferrari o ano todo!

Porém, se possível, tente visitá-la entre março e outubro, quando há garantias de temperaturas realmente agradáveis.

Sobre o filme

Com a atuação de talentos como Adam Driver, Penélope Cruz e Hugh Jackman, o filme leva os espectadores de volta ao cenário de 1957, quando a história de Enzo Ferrari se desenrola. Registrado entre agosto e outubro do ano passado, o projeto cinematográfico envolveu um investimento estimado em aproximadamente US$ 90 milhões.

Inclusive há um roteiro especial, na cidade da Ferrari, envolvendo os bastidores do filme. Os entusiastas da história de Enzo Ferrari (1898-1988) e da icônica marca de carros terão uma oportunidade única de explorar os locais de filmagem.

O itinerário, cuidadosamente planejado, abrange pontos históricos e icônicos que desempenharam papéis fundamentais na produção cinematográfica. O guia turístico foi disponibilizado online no site Visitmodena.it e também está disponível fisicamente no posto de informações turísticas da Piazza Grande, nos cinemas Raffaello e Victoria, onde o filme será exibido.

Ao todo, um percurso de aproximadamente dois quilômetros aguarda os visitantes, que serão guiados por especialistas locais durante cerca de uma hora e 45 minutos. O passeio explora não apenas o centro histórico de Modena, mas também outras localidades da região.

O prefeito de Modena, Gian Carlo Muzzarelli, vê no filme uma oportunidade excepcional para promover a cidade da Ferrari globalmente, aproximando os espectadores da autenticidade dos lugares retratados no longa-metragem.

Você pode gostar também