6 sinais de que você é perfeccionista e isso te atrapalha!
É importante saber identificar quando você está exagerando no trabalho bem feito e saber quais impactos isso traz a sua vida.
Fazer um trabalho bem-feito é uma meta que muitas pessoas estabelecem para si e, ao alcançá-la, sentem-se satisfeitas. No entanto, isso não se aplica àqueles que buscam a perfeição em tudo o que fazem. Por esse motivo, hoje apresentaremos sinais para identificar se você apresenta um comportamento perfeccionista.
A perfeição é inalcançável
Vamos analisar os problemas causados pelo perfeccionismo:
1. Autocrítica excessiva
Uma pessoa que busca a perfeição em tudo o que faz nunca está verdadeiramente satisfeita com suas realizações e tende a se autocriticar constantemente. Esse pensamento de crítica constante pode ser extremamente prejudicial à saúde mental, podendo levar a sintomas de ansiedade.
Leia mais: 5 hábitos comuns que podem estar sabotando sua saúde mental
2. Estabelecimento de metas inalcançáveis
Aqueles que buscam a perfeição em tudo o que fazem costumam estabelecer metas que muitas vezes estão fora da realidade. Isso faz com que se cobrem ainda mais por não conseguirem atingir tais metas, que, na verdade, são inatingíveis.
3. Medo constante
Desejar que tudo seja feito de maneira extremamente perfeita leva a pessoa a não se sentir confiante em suas habilidades. Ela é dominada pelo medo de não conseguir realizar algo de forma impecável, já que estabeleceu metas geralmente inalcançáveis. Esse medo constante pode levar a um sentimento profundo de tristeza, pois a pessoa nunca consegue alcançar seus desejos, podendo apresentar sintomas depressivos.
4. Ênfase exclusiva nos resultados
Aqueles que vivem sob a influência do perfeccionismo não aproveitam o processo para alcançar um determinado resultado. Para esses indivíduos, o caminho e as pequenas vitórias não possuem muita importância. A única coisa que realmente importa é o resultado final, ou seja, alcançar aquela meta “brilhante” que foi estabelecida.
5. Procrastinação
Como as metas estabelecidas são muitas vezes distantes da realidade e a pessoa que as busca nunca está satisfeita com nada, é comum que esses indivíduos adiem o início do desenvolvimento de um projeto e acabem deixando as coisas para depois.
LEIA MAIS: 6 sinais sutis de que o seu crush pode estar interessado em você
6. Baixa autoestima
Os perfeccionistas, como já mencionado, nunca estão 100% satisfeitos consigo mesmos e, por isso, cobram-se constantemente para serem mais produtivos, obter melhores resultados e serem melhores em tudo o tempo todo. Como isso não é possível, eles acabam se isolando do mundo e sentindo-se terríveis como indivíduos.
Tem interesse em ler mais conteúdos como esse na internet? Então não deixe de clicar em “Seguir” no Google Notícias e seja avisado de todos os novos conteúdos do Rotas de Viagem direto do seu celular.