Novo radar de velocidade pretende punir os motoristas “espertinhos” – Entenda!

Confira como esse radar funcionará e outras informações importantes sobre ele.

Atualmente, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) divulgou que está buscando regulamentar o uso dos radares de trânsito. O objetivo é monitorar todos os motoristas, sem deixar nenhum passar despercebido. Com isso, o órgão já está testando esse radar na capital paulista. Assim, se quiser saber mais sobre ele e como o novo radar irá punir os motoristas, acompanhe a leitura a seguir.

Por conta dos inúmeros radares espalhados pelo Brasil, órgãos de trânsito multam motoristas diariamente. Porém, um número maior que esse também deveria receber uma multa, pois radares são aparelhos feitos para punir motoristas em alta velocidade, mas, muitas vezes, esses motoristas tentam enganá-los.

Assim, o que acontece é que os motoristas continuam dirigindo rapidamente, porém, quando chegam perto dos radares, desaceleram o veículo para não tomarem multas e passarem despercebidos. E foi pensando nisso que a Contran resolveu regulamentá-los para punir também os motoristas que fizerem isso, impedindo-os de dirigir em alta velocidade.

LEIA MAIS: O velocímetro do carro é confiável? Saiba como funciona a marcação de velocidade!

Como o novo radar funciona?

Os radares são aparelhos que capturam a velocidade dos veículos em um local específico. Esse novo radar funcionará de uma forma diferente: ele irá se basear na velocidade média dos veículos. Ou seja, todos os radares pelos quais o motorista passou, juntos, serão responsáveis por calcular essa média. Isso porque todos eles registrarão o horário e a velocidade que o motorista passou.

Sendo assim, se o motorista chegar ao próximo radar com um tempo muito menor do que ele normalmente chegaria com a velocidade permitida na rua, esse radar fotografará o veículo e a placa.

LEIA TAMBÉM: Transitar na faixa da esquerda pode custar caro – independente da velocidade!

Por enquanto, como esse novo aparelho ainda está em fase de testes, nenhum motorista flagrado será multado. Serão enviadas notificações para esses motoristas, que só poderão ser multados quando esse novo radar já estiver previsto na nossa legislação de trânsito.

Se gostou dessas informações, acesse o Rotas de Viagem e veja muito mais!

Você pode gostar também