Como evitar o sono no volante durante viagens longas: 5 dicas de ouro!
Conheça alguns truques para não dormir no volante
Ficar acordado durante a viagem é um grande desafio para muitos motoristas, ainda mais para aqueles que não estão acostumados a dirigir por muito tempo. Para se ter ideia, cerca de 20% dos acidentes nas estradas ocorrem por causa de motoristas que caem no sono ao volante. Pensando nisso, hoje nós separamos algumas dicas para você não correr o risco de dormir no volante durante longas viagens.
Pare para recarregar as energias
É importante que durante a viagem você faça uma pausa a cada duas horas pelo menos para esticar as pernas, ainda que você não tire uma soneca. Se for possível, pare em um posto de gasolina e tome uma xícara de café para te ajudar a ficar mais alerta na estrada.
Não lute contra o sono
Se você já tentou de tudo mas não consegue ficar acordado, então encoste o carro e tire uma soneca rápida de 15 minutos em um lugar seguro. Mais que 20 minutos pode fazer com que você se sinta cansado ao invés de recarregado.
LEIA MAIS: Você sabe quais as principais causas de acidentes em rodovias? – Saiba e previna-se!
Evite dirigir depois de meia-noite
Lembre-se que seu relógio biológico está acostumado a dormir entre as 0h e 6h da manhã. Então, é bem provável que você sinta sono caso viaje entre esse horário. Por isso, procure chegar ao seu destino no início da noite.
Convide algum amigo para viagem
Não há nada melhor do que viajar com os amigos, não é mesmo?! Eles podem não só conversar para te manter mais alerta na estrada, como também pode, revezar o volante para que você possa descansar.
Coma um lanche saudável
Alguns alimentos podem te dar mais energia para dirigir, sobretudo aqueles ricos em proteínas. Um bom exemplo de alimento rico em proteínas que você pode levar para sua viagem são as amêndoas.
Agora que você já sabe como não dormir no volante, por que não compartilha esse conteúdo com aquele seu amigo que adora viajar? Não se esqueça de conferir mais conteúdos de viagem no nosso portal!