Como levar seu pet para Portugal? Tire as suas dúvidas!

Mudar de país, sem dúvidas, requer uma série de providências. Documentação, moradia, emprego, entre outros pontos. Quem vai morar na “terrinha”, claro, não foge disso! E, para quem tem bichos de estimação, surge mais uma preocupação: como levar seu pet para Portugal? Aqui, vão dicas certeiras para você não ter problemas de última hora!

Ainda que Portugal tenha facilitado a entrada de estrangeiros, as leis sanitárias para transporte de animais continuam rigorosas. Principalmente, no que toca à comprovação das condições de saúde do pet.

Isso significa que você precisa planejar tudo com antecedência, ou seja, nada de deixar as coisas para a última hora. Do contrário, você se verá impedido ou impedida de embarcar com o seu pet na data programa!

Como levar seu pet para Portugal: ele pode entrar?

Em primeiro lugar, seu bichinho pode entrar no país? Embora pareça estranho, Portugal possui uma lista com raças de cachorro com entrada inicialmente não permitida por lá. Segundo a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), a justificativa seria a periculosidade ou a própria saúde do animal. São elas:

  • Staffordshire terrier americano e bull terrier
  • Dogo argentino
  • Fila brasileiro
  • Rottweiller
  • Tosa inu
  • Pit bull terrier

Mas, não se desespere! Caso esteja planejando sua mudança, verifique junto à DGAV e providencie a documentação exigida. A princípio, quem vai ficar por menos de 4 meses deve portar o Termo de responsabilidade. Por outro lado, quem vai ficar mais deve providenciar a Notificação de permanência.

Próximo passo: microchipagem

Seu pet pode entrar em Portugal? Então, bora para a microchipagem! O microchip nada mais é do que uma tecnologia que identifica o pet. No entanto, ele só pode ser implantado por um veterinário autorizado.

Normalmente, o chip é colocado no dorso do cão ou gato. Em seguida, é emitido um certificado contendo os dados do animal, a data da emissão e, sobretudo, o número de identificação (transponder).

E atenção: guarde esse certificado como a sua vida! Você vai precisar dele lá na frente!

Sorologia é fundamental em como levar seu pet para Portugal

Uma das maiores exigências quanto à entrada de animais estrangeiros é comprovação de saúde. Isso, inegavelmente, passa pela sorologia. Ou seja, a prova da vacinação antirrábica.

Primeiro, as vacinas contra a raiva devem estar em dia, independente de qualquer mudança, certo? Porém, para entrar no país, é necessário emitir um certificado chamado “sorologia”. O documento tem o objetivo de atestar a eficácia da vacina e é emitido com antecedência mínima de três meses à viagem.

Quer uma dica? Faça a implantação do microchip no mesmo dia da vacina antirrábica usada para o teste. Porém, o processo deve ser feito nesta ordem, ou seja, chip seguido da vacina. E não se esqueça de pedir ao vet para registrar a data, colar o selo com fabricante e lote, E, enfim, marcar a data recomendada para reforço.

Agora, lembra dos três meses de antecedência? O teste de sorologia só é feito 30 dias após a aplicação da vacina. Ademais, somente laboratórios autorizados podem emitir o atestado. Existe uma lista deles no site da União Europeia

“Ah, mas nenhum deles fica onde moro”! Não se preocupe! Existem clínicas veterinárias especializadas na coleta do sangue do animal para posterior envio a estes laboratórios.

Frisamos que, ao buscar como levar seu pet para Portugal, o tempo é fundamental. Depois que o sangue é enviado ao laboratório, são necessários, em média, 45 dias para o exame ficar pronto. Ou seja, já são mais de dois meses após a aplicação da vacina!

Atestado de saúde

Ok, o teste de sorologia atestou que a vacina produziu o número de anticorpos necessários contra a raiva? Na lista de como levar seu pet para Portugal, a etapa seguinte é a emissão do atestado de saúde. E, aqui, a burocracia tornou-se um pouco menor!

Antes, era necessário levar toda a documentação em alguma agência da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). O órgão pertence ao Ministério da Agricultura. Hoje, porém, tudo é feito virtualmente. Mas, atenção aos processos!

  1. Primeiro, junte o certificado do microchip, o comprovante de vacinação antirrábica e o laudo de sorologia
  2. Digitalize colorido com resolução ótima e salve cada um dos documentos em PDF
  3. Faça, no próprio site do Governo Federal, a assinatura digital em cada um dos documentos
  4. Salve tudo no seu computador, pois o sistema não mantém nenhuma das documentações.

Aqui, você confere o passo a passo de como fazer todo esse processo.

Solicite o CVI: essencial em como levar seu pet para Portugal

Ok, feita a digitalização, acesse o site para solicitar a emissão do Certificado Veterinário Internacional (CVI). Nele, você vai inserir toda a documentação.

Mas, atenção: isso só é feito com até 10 dias antes da viagem. Por isso, você tem que ter, em mãos:

  • reserva aérea comprovando que o pet embarca com você
  • se o animal não for com o tutor, envie uma autorização/procuração com os dados da pessoa que vai levar. Anexe, ainda, os documentos (passaporte) do proprietário do animal
  • carteirinha com todo o histórico de vacinação
  • certificado da microchipagem
  • teste de sorologia

Após inserir as informações, você vai gerar um formulário que é o atestado de saúde. Este deve ser enviado ao veterinário, preferencialmente quem coletou o sangue para o teste de sorologia.

Depois que o profissional preencher o formulário, outro passo sobre como levar seu pet para Portugal é, também, inseri-lo no site para solicitação do CVI. E não se esqueça de assinar digitalmente.

Reunida toda a documentação, envie e aguarde! Normalmente, o prazo de finalização é de 24 horas e você faz o download do CVI no próprio site.

Por fim, em até 48 horas antes do embarque/chegada, você precisa preencher o formulário de aviso de chegada da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) com os quais as autoridades responsáveis farão nova análise.

Meu pet pode ir comigo na cabine?

Inicialmente, é preciso verificar as regras quanto ao limite de peso. Cachorros com mais de 10 quilos, incluindo a caixinha de transporte, só podem ir ao compartimento de carga.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para não perder nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular! 

Você pode gostar também