Como identificar um mel realmente puro? Aprenda!
Esta dica vai te ajudar a se livrar dos melaços disfarçados de mel.
O mel é um dos alimentos mais antigos da humanidade. Por esse motivo, faz parte de diversas culturas, encontrado em rituais, refeições e até mesmo tratamentos. Além disso, é saboroso e oferece uma série de benefícios para a saúde dos seres humanos, o que o torna praticamente indispensável na dispensa de todo lar.
No entanto, hoje em dia, pode ser difícil identificar suas versões mais puras, visto que muitos deles passam por um processo intenso de industrialização. Felizmente, há um truque que pode te ajudar a entender como identificar o mel verdadeiro.
O que é um mel verdadeiro?
Basicamente, o mel em seu estado mais puro ou verdadeiro é aquele extraído de uma produção natural das abelhas, preferencialmente por um apicultor experiente. Caso o alimento contenha a adição de qualquer outro produto, seja água, açúcar ou melaço, é considerado impuro e pode trazer alguns danos para a saúde. Inclusive, a lei proíbe que o mel seja comercializado nessas condições, mas algumas garrafas adulteradas ainda podem ser encontradas nas prateleiras de mercados e feiras.
Por esse motivo, é importante entender qual é a aparência e o sabor desse alimento. Nesse caso, existe um truque que pode ser muito útil.
LEIA MAIS:
- As 5 cervejas puro malte preferidas dos brasileiros; veja a lista!
- 5 alimentos que têm mais AÇÚCAR do que você imagina
Como verificar a pureza?
Os truques para verificar a pureza do mel são bem simples e exigem pouco esforço. Em um deles, você só precisa colocar algumas gotas do alimento em um recipiente com água. Caso elas afundem, pode ter certeza que o mel é puro e pode ser armazenado até mesmo na geladeira. No entanto, se elas acabarem se misturando com a água, este é um sinal que o mel possui outros ingredientes, mesmo que sejam difíceis de perceber pelo sabor.
Ademais, como foi dito, o mel pode ser armazenado na geladeira tranquilamente, o que também serve como um teste. Isso porque, em temperaturas menores, ele tende a cristalizar e endurecer, mas pode voltar ao normal ao ser exposto à temperatura ambiente novamente. Porém, quando possui a adição de outros produtos, acaba assumindo uma consistência mais pastosa, como um creme de leite ou geleia.
Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!