Como fazer um currículo para pessoas mais velhas? Siga essas dicas!

A sua idade não precisa ser um empecilho na hora de conseguir uma vaga no mercado

A idade nem sempre pode funcionar a seu favor na hora de procurar emprego. Quando se trata de tecnologia e novos avanços, os gerentes de contratação tem uma noção preconcebida de idade, e podem achar que os candidatos mais velhos têm dificuldades em acompanhar os candidatos mais jovens. Segundo os empregadores, os funcionários mais velhos também são mais caros de serem pagos, tanto em termos de salário quanto de benefícios. No entanto, é possível mudar isso com essas dicas de como fazer um currículo para pessoas mais velhas.

Como fazer um currículo valioso para pessoas mais velhas?

Um dos principais desafios para pessoas com mais idade que estão tentando ingressar no mercado de trabalho, procurar um novo emprego ou mudar de área é enfrentar a suposição existente de que candidatos mais experientes estão desatualizados. Além disso, esse cenário é ainda pior se um empregador tiver a opção de contratar um trabalhador mais jovem, que provavelmente tem habilidades, certificações ou requisitos mais atuais. Dessa forma, veja algumas dicas para melhorar o seu currículo e se destacar.

LEIA MAIS: Evite esses 4 erros cruciais ao procurar um emprego – Veja a lista!

Datas

Utilizar datas pode ser um erro grave. Evite utilizar datas de conclusão para graduações, diplomas avançados, ensino médio ou quaisquer outras certificações ou cursos de desenvolvimento profissional. Se você tem um diploma universitário, pode considerar remover o ensino médio de seu currículo, por exemplo.

Estilo do currículo para pessoas mais velhas

Usar uma linha do tempo cronológica também é um erro para quem procura empregos com certa idade, pois estabelece a história do emprego em ordem cronológica, começando pelo primeiro emprego. Um currículo funcional que se concentre nas habilidades e experiências de cada pessoa, em vez de seu histórico completo de empregos em ordem cronológica, é o formato preferido.

LEIA TAMBÉM: Países começam a adotar semana com 4 dias de trabalho: Veja quais são eles!

Limite a experiência relacionada

Se você estiver escrevendo um currículo, não explicite a quantidade de anos de experiência que você tem em relação a uma área. Nesse sentido, apresente só as experiências mais relevantes para a vaga nos últimos 15 anos.

Se você gostou desse artigo, continue navegando no Rotas de Viagem para ter acesso a muito mais.

Você pode gostar também