Não deixe seu motor “morrer” cedo! Aprenda como fazê-lo durar mais com essas 5 dicas simples!

Gastando pouco e com ações simples você pode fazer motor do seu veículo durar mais.

Uma coisa é fato, as empresas têm trabalhado bastante ultimamente para os motores serem cada vez mais eficientes e funcionais. No entanto, para fazer com que o motor dure por um bom tempo, você precisa de alguns cuidados.

Algumas ações básicas, que todo motorista deveria saber e fazer, podem mudar a maneira como seu carro vai se comportar ao longo dos anos. Se você quer saber como fazer o motor durar mais, faça a leitura completa desta matéria.

5 dicas para fazer seu motor durar mais tempo

Verifique o sistema de arrefecimento

Um ponto importante para que seu motor dure bastante tempo é atentar-se ao sistema de arrefecimento. O nível do líquido no reservatório de expansão e sua coloração devem ser pontos de observação para você.
O fluido não deve possuir um tom marrom ou que se assemelhe a lama. Se isso acontecer, faça uma limpeza completa imediatamente. Lembre-se também de fazer a troca de água.

LEIA MAIS: O veículo mais vendido na China chega ao Brasil, mas já é um velho conhecido por aqui!

Troca regular de óleo e do filtro

É importante estar ciente dos prazos de substituição e nunca subestimá-los. Certifique-se de sempre trocar o filtro e verificar regularmente os níveis de óleo. Caso o nível esteja abaixo do recomendado, complete-o de acordo com as instruções do manual.

Não queira muita potência com rotação baixa

Para o bom funcionamento e a durabilidade do motor, é necessário compreender a importância de utilizá-lo nas rotações adequadas. Em outras palavras, evite utilizar marchas altas em subidas íngremes. Para garantir o uso correto, lembre-se de acionar a embreagem e usar o câmbio de maneira apropriada.

Use bons combustíveis

Embora seja comum buscarmos a opção mais econômica ao avaliar o preço dos combustíveis, é importante lembrar que o mais barato é geralmente adulterado e pode causar danos à saúde do veículo. Mesmo que o objetivo seja economizar, é preciso ter cautela para evitar problemas futuros.

LEIA MAIS: 4 tecnologias de carros que são queridinhas entre os consumidores

Não utilize aditivos

Produtos de qualidade já vêm com a ativação adequada e correta, e, portanto, não é necessário utilizar aditivos para “melhorar” o óleo ou a gasolina. Caso você opte por adquiri-los, estará desperdiçando dinheiro e colocando em risco a longevidade do seu veículo.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também