4 maneiras de saber se uma imagem é real ou não
As imagens IA, ou seja, com inteligência artificial, estão se sofisticando e dificultando a sua identificação.
As imagens de inteligência artificial (IA) estão se popularizando na internet. São manipuladas por meio de uma série de aplicativos e recursos de softwares, como os famosos CorelDraw e Photoshop. Elas ultrapassaram o uso nas áreas de publicidade e design gráfico, espalhando-se entre internautas simpatizantes da edição e da formatação de fotos.
No entanto, ainda é possível detectar se uma imagem foi manipulada. A seguir, veja quatro maneiras de descobrir se uma imagem é montagem.
4 maneiras de saber se uma imagem é montagem
Procure no título, na descrição ou nos comentários
Às vezes, os próprios autores revelam no título, na descrição ou no primeiro comentário que manipularam a imagem. Aliás, alguns chegam a detalhar quais são os traços de manipulação. No entanto, mesmo que eles não digam nada, você pode observar os comentários de outras pessoas que conseguiram perceber alguma modificação.
LEIA MAIS: 4 aplicativos para melhorar aquela sua foto embaçada; conheça!
Observe alguma marca d’água
Além disso, mesmo que o autor não revele muito sobre a montagem, uma marca d’água pode indicar isso. Isso porque, ao utilizar aplicativos e softwares de edição, eles normalmente incluem uma marca d’água automática nas imagens.
Assim, para encontrá-la, observe cada detalhe da imagem, principalmente os cantos superiores e inferiores.
Procure anomalias visuais
As anomalias visuais em uma montagem podem ser bastante sutis e imperceptíveis se você olha rapidamente. Portanto, é importante observar os detalhes, por mínimos que sejam, e perceber deformações ou variações nas cores, sejam mais fortes ou mais fracas. Também é possível visualizar ampliações, distorções ou reduções em determinados pontos. Enfim, desconfie de tudo que pareça fora do comum.
LEIA MAIS: IA gera imagens de festas que parecem reais – exceto por detalhes bizarros!
Utilize um aplicativo detector de montagens
Alguns softwares para montagens também estão desenvolvendo detectores. Um deles é o Generate Adversarial Networks, o GAN, que pode ser baixado em qualquer sistema operacional.
Outra ferramenta é da Microsoft, que não só detecta montagens em imagens, como também em vídeos. De fato, os aplicativos são muito importantes para desvendar truques de edições.
Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!