Cientistas afirmam ter provas de que Atlântida existiu – Saiba mais!

Mistério e lenda, sem dúvidas, há mais de 2.300 anos giram em torno da lendária civilização submersa da Atlântida. Originalmente descrita por Platão, nos idos da Grécia Antiga, sempre povoou o imaginário de historiadores, cientistas e, principalmente, cineastas. Mas, pode ser que o mundo tido como lendário seja, de fato, real. Pelo menos, é o que afirmam pesquisadores da Universidade de Granada, na Espanha.

Segundo Platão, houve uma civilização localizada em “uma ilha localizada além dos pilares de Hércules e que era maior que a Líbia e a Ásia Menor juntas”. Nela, reinava um grande poder social, militar e econômico. No entanto, tudo isso foi destruído por alguma catástrofe, até então, desconhecida.

Acontece que, ao longo dos séculos, a intriga sobre a localização de Atlântida marcou o mistério e questionou a sua real existência. Até agora. Afinal, descobertas científicas trouxeram uma possibilidade geográfica mais próxima da realidade.

Atlântida realmente existiu?

A princípio, ninguém sabe ao certo onde ficava o continente perdido de Atlântida. Porém, estima-se que seria em pleno Oceano Atlântico, no que seria hoje, uma localização entre América, Europa e África.

Contudo, este mundo perdido sempre foi alvo de questionamentos pelos mais experientes pesquisadores e cientistas. No geral, apontavam se o continente realmente existiu ou foi fruto da imaginação do filósofo.

Entretanto, um grupo de cientistas granadenses afirma ter encontrado um fragmento do continente no cume central-Atlântico do oceano. Dito de outra maneira, na região do Atlântico Central.

O componente é formado por rochas constituídas de zircão, que funciona como uma cápsula do tempo. Sobretudo por conter informações sobre os elementos que o formam. Isso, inicialmente, mostraria a presença de microcontinentes submersos, pois o material vem de rochas continentais mais antigas, com idade inferior a 2,3 milhões de anos.

Ao que tudo indica, seriam fragmentos de algum continente desmembrado no meio do oceano. Daí, a crença de que viriam da lendária cidade perdida da Atlântida, um dos maiores mistérios da humanidade.

Atlântida não é a única

Embora seja a mais famosa e intrigante, Atlântida não é o único “mundo perdido” de que se tem registro.

Pelo contrário, civilizações perdidas, mundos ocultos e outras lendas cercam pedaços de terra que nunca existiram, ou talvez existiram. Consequentemente, estes supostos continentes submersos se transformaram em mitos, fábulas e marcos da história mundial. Por exemplo, Lemúria, Ker Ys, Tule e Agartha.

E aí, você acredita na existência de Atlântida? Ou, como outros cientistas, pensa na possibilidade de ser fruto da imaginação de Platão?

Se gosta de fatos e curiosidades, como os 10 idiomas mais antigos que ainda existem, siga o conteúdo do Rotas de Viagem.

Você pode gostar também